terça-feira, 28 de julho de 2020

SEMUS destina apoio técnico ao mapeamento do Coronavírus

Foram iniciadas nesta segunda-feira (27), as atividades do "Inquérito sorológico" para mapear a Covid-19 na população maranhense. No município de Paço do Lumiar, equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), estão integradas à pesquisa de campo para dar apoio técnico no mapeamento das áreas e coleta de material para os exames sorológicos.

Dentro da pesquisa coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/MA) em parceria com o Laboratório Central do Maranhão (Lacen-MA) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o município de Paço do Lumiar contempla três áreas bases para visita domiciliares. A aplicação de questionários para entrevista e primeiras coletas de amostras de sangue dos participantes começaram pela área do Paranã.

"As áreas foram escolhidas levando-se em conta, critérios pré-estabelecidos por profissionais da saúde da SES/MA em comum acordo com o município", explicou o coordenador da Vigilância em Saúde do município, Raphael Pessoa Sousa. 

Pesquisa de campo - 69 cidades foram selecionadas para fazer parte do estudo, cujo objetivo é identificar na população características e taxa de infecção por Covid-19 no estado, ter uma dimensão mais real da atual situação de pandemia e estimar as prevalências de anticorpos chegando a uma taxa da chamada imunidade coletiva com maior assertividade acerca da existência ou não da imunidade da população ao novo Coronavírus. A etapa de pesquisa de campo, em Paço do Lumiar, acontecerá de 27 de julho a 08 de agosto.

Um dos critérios para o credenciamento do município como participante, refere-se a baixa taxa de prevalência e contágio. Paço do Lumiar segundo um levantamento feito entre 18 e 29 de junho, considerando os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, liderou o ranking das 10 cidades com menor taxa de crescimento dos casos de Covid-19 (5,7%). Em âmbito estadual, Paço do Lumiar é seguido por São Luís e por São José de Ribamar que ocupam as segunda e terceiras posições respectivamente. O Fato chegou a ser destacado Governador Flávio Dino em seu Twitter.

Mesmo neste cenário, a SEMUS enfatiza a importância da adesão às medidas preventivas contra o Coronavírus pela população de modo geral, em especial em locais como bancos, áreas públicas e estabelecimentos comerciais, adotando gestos e hábitos simples adotando gestos e hábitos simples (uso de máscara, higienização correta das mãos com água e sabão ou álcool em gel, mantendo distância mínima de 1,5 metros em filas), contribuindo grandemente para reduzir o número de casos da doença no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário