sábado, 23 de maio de 2020

Paço do Lumiar: Prefeitura encaminha adolescente para tratamento contra drogas


A prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria de Direitos Humanos, acolheu e encaminhou à Teresina, no Piauí, um adolescente de 15 anos para passar por tratamento contra dependência química de drogas. Lá, o menino ficará sob responsabilidade da comunidade terapêutica Casa do Oleiro, mas equipes especializadas do município acompanharão o processo de reabilitação tanto dele quanto da família

O envio do adolescente só foi possível graças à Divisão de Enfrentamento à Violência e às Drogas, que faz parte da Secretaria de Direitos Humanos. O departamento foi revitalizado na gestão da prefeita em exercício, Paula Azevedo.

Segundo o Chefe da Divisão, Erisson Lindoso, o adolescente chegou aos cuidados do órgão depois que a própria família buscou ajuda para recuperá-lo.

"Fomos acionados por uma organização membro do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas que nos encaminhou o caso do adolescente "L", de 15 anos. A família reside aqui, em Paço do Lumiar, e explicou que o mesmo, desde os 12 anos, apresentava comportamento estranho na escola, mas que nos últimos anos estava usando drogas, passava a madrugada na rua, chegava em casa com roupas novas - o que pode ser indício de exploração sexual- e revelou ter praticado assalto, este último fato deixou a família desesperada", contou Lindoso.

Assim que a história do adolescente foi repassada aos órgãos municipais responsáveis, foi feita uma visita a ele, que foi levado ao CAPS do Maiobão. Lá, o menino recebeu atendimento psiquiátrico e, na mesma oportunidade, foi feito o contato com a Casa do Oleiro e iniciado o processo de acolhimento do adolescente, com o consentimento da família. A Defensoria Pública do município, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Conselho Tutelar, também, foram imediatamente notificados sobre a situação.

A família do menino está confiante que ele voltará recuperado do vício nas drogas e preparado para conviver na sociedade de forma mais digna.

A prefeitura aproveita a campanha da Semana Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes para alertar pais e responsáveis sobre o comportamento dos seus filhos: seja vigilante, se notar algo de errado, peça ajuda. As denúncias de qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes também poder ser feitas pelo Disque 100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário