quinta-feira, 9 de abril de 2020

Paço do Lumiar recomenda intensificar isolamento durante Semana Santa


A Gestão Municipal de Paço do Lumiar, recomenda prudência e atenção redobrada da população para este período da Semana Santa, em relação aos cuidados com a prevenção e combate ao Coronavírus. A 7ª cidade em densidade populacional no Maranhão, já conta com 10 casos confirmados da doença e dois óbitos por covid-19.

A preocupação com este período específico do calendário religioso, é devido ao fato de que grande parte das famílias costumam se reunir nestas datas para celebrarem a páscoa e participarem de comemorações. Algo extremamente perigoso e não recomendado nesta época de Pandemia que vem sendo enfrentada pelo Brasil e o resto do mundo.

A prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, tem apelado ao senso de irmandade e coletividade dos munícipes e vem reforçando por meio de suas redes sociais, que é importante para a população se manter casa, evitando aglomerações desnecessárias que podem complicar a situação ainda mais. "A Semana Santa nos faz refletir sobre o que Deus fez por nós, e sobre o amor de Cristo pela humanidade. Então, é hora de todos demonstrarem esse amor uns pelos outros, não se colocando em risco e também não levando este risco ao seu próximo", disse ela.

Com a proibição do trânsito de pessoas entre a capital e interior, mediante decreto suspensivo editado na última quarta-feira(8), pelo Governador Flávio Dino, como forma de conter o avanço e a disseminação de casos, a partir do epicentro da doença no estado, a capital São Luís. A gestão se preocupa ainda com o fato de que o município receba maior número de pessoas devido à proximidade e ligação terrestre com São Luís e as outras cidades circunvizinhas (Ribamar e Raposa).

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), alerta que segundo avaliação do Ministério da Saúde (MS), e demais autoridades em saúde no Brasil, e no Maranhão, o início do pico de maior contágio do vírus já começou, e que o isolamento social é a única forma recomendada para que se diminua a curva ascendente de infectados. "É preciso que a população entenda que o número de casos tende a subir, mais que pode ser mais lento, pelo simples fato da colaboração de todos em cumprir medidas preventivas a exemplo de lavar as mãos, evitar sair de casa, usar máscaras mesmo que de pano, para se proteger e proteger a todos", ressalta Soraya Santana, secretária de Saúde do município.

Ações desenvolvidas - Desde o início do período de quarentena adotado pelo poder estadual por meio do decreto 35.662/2020, uma série de medidas também foram adotadas pela prefeitura de Paço do Lumiar, com vistas a contribuir para frear o avanço da pandemia do Covid-19. A execução de ações conjuntas dos diversos órgãos públicos no município, reforçaram a estratégia de redução da circulação de pessoas nas ruas para salvaguarda o sistema público de saúde e preservar a saúde dos munícipes.

Por determinação da prefeita, Paula Azevedo, também foi instituído um gabinete de gestão de crise, no qual a SEMUS, tem papel primordial na condução das diversas ações de prevenção e combate ao Coronavírus.

Entre as principais estratégias destacam-se as medidas para conscientização da população, com apoio de carro de som, medidas de fiscalização no comércio local, por parte da Vigilância Sanitária do município, com a cooperação do 22° Batalhão da Polícia Militar do Maranhão, para funcionamento apenas de estabelecimentos de serviços essenciais.

Também, foi garantida a manutenção dos atendimentos nas UBS’s com reforço na triagem e garantia de EPI’s para os profissionais, esforço estendido aos Serviço Móvel de Urgência e Emergência - Samu, responsável direto pelo atendimento de casos suspeitos e outra remoções de urgência, que recebeu entre outros equipamentos, luvas, máscaras, capotes e toucas, adquiridas com recurso próprio do município.

Em âmbito interno, houve ainda a reorganização e implantação de metodologias de redução de número de pessoas nas atividades administrativas, garantido inclusive condições de isolamento para funcionários inclusos no grupo de risco para o Codvid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário