terça-feira, 17 de março de 2020

Pedreiras: Defensoria recomenda a realização de obras para minimizar os efeitos de enchentes no município


A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), por meio do Núcleo Regional de Pedreiras, emitiu recomendação administrativa ao Município para realizar uma série de obras de infraestrutura em via pública próxima ao Rio Mearim.

De acordo com a recomendação assinada pelo defensor público Igor Marques, o Município deverá proceder à realização de obras de infraestrutura de pavimentação, construção de calçadas e de galerias pluviais, bem como instalação de sinalização horizontal e vertical na Travessa Rua da Estrela, notadamente visando reparar a cratera que existe na via pública atualmente, a fim de que os moradores possam acessar suas residências com segurança.

Além disso, também deverá ser realizada dragagem e desobstrução no leito do Rio Mearim, com a retirada de entulhos nos trechos mais críticos, no sentido de minimizar os efeitos das constantes enchentes no período chuvoso, a fim de amenizar o sofrimento das famílias que moram às margens do rio durante as cheias.

Visita - A recomendação foi emitida após visita à Travessa Rua da Estrela, motivada por denúncias de moradores da cidade. A rua está situada paralelamente ao leito do Rio Mearim, que tem apresentado nível acima do normal em razão da intensa chuva do período.

Durante a visita, verificou-se uma grande cratera na parte final da rua, de modo que grande parte da camada asfáltica da via pública já foi tomada pelo rio e pela lama, e a parte alagada aproxima-se perigosamente das residências, que já apresentam rachaduras.

A recomendação foi encaminhada ao Prefeito Municipal de Pedreiras, ao Secretário Municipal de Infraestrutura e Urbanismo e ao Secretário Municipal de Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário