quinta-feira, 12 de março de 2020

Ações voltadas às mulheres marcam mês de março em Paço do Lumiar


Em razão da campanha Março Lilás a administração Municipal de Paço de Lumiar, está realizando mutirões de saúde para mulheres. As ações são coordenadas e executadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), por meio de mutirões de serviços em saúde, prestados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’S) do município.

Além de intensificar atendimentos médicos voltados para mulheres nas UBS’s, os eventos pontuais seguem uma programação extensa com palestras educativas sobre temas voltados à prevenção e cuidados com a saúde do público feminino, além de momentos de valorização e aumento da autoestima com distribuição de lembrancinhas e café da manhã para as usuárias.

Nesta quarta-feira (11) e quinta-feira(12) com o apoio das unidades móveis do programa Saúde da Mulher para coleta de preventivo, e do odontomóvel, para realização de procedimentos em saúde bucal, foi a vez das moradoras da Vila São José, receberem além de informações e uma gama de serviços médicos e consultas.

Os mutirões de atendimento e cuidados para as mulheres foram iniciados na última segunda-feira (9), quando ocorreu uma solenidade de abertura nas dependências da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Pindoba, em alusão ao Dia internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

A ocasião contou com a presença da prefeita em exercício Paula Azevedo, que fez questão de prestigiar o evento e destacar a importância destas ações, elogiando também avanços na saúde do município, obtidos pela SEMUS. Entre eles, reforma e recuperação de Unidades Básicas, a exemplo da própria UBS da Pindoba, reativação de farmácias e normalização da dispensação de medicamentos.

"Eu também já utilizei e utilizo os serviços da saúde pública, em especial aqui da Pindoba, porquê sou daqui e sei a importância desta e de todas as unidades, deste tipo de atendimento para a população. Então, quero aqui destacar a inciativa da secretaria que vem avançando através da nossa gestão, e também, prestando cada vez mais melhores serviços, com atendimento humanizado e dignidade para todos aqueles que procuram auxílio e atendimento, em especial à nós, mulheres que tanto precisam de apoio e respeito", ressaltou a Paula Azevedo.

A moradora da Pindoba, Maria José Ferreira(54), foi uma das pacientes atendidas que aprovou os serviços destinados pelo mutirão para as mulheres. "Eu sou nascida e criada na Pindoba e posso dizer que esse posto aqui melhorou muito para o que estava. E hoje, este atendimento aqui foi muito bom para as mulheres daqui", avaliou a moradora.

Opinião compartilhada também pelas moradoras da Vila São José II, entre elas, Quenúzia de Paula Silva Oliveira (34), mãe da pequena Ana Bárbara de apenas quatro meses, ambas atendidas pelo mutirão na unidade. "Eu trouxe ela principalmente para vacinar hoje aqui no posto. E este tipo de atendimento é importante e aconselho as mulheres e mães que venham se cuidar e cuidar da saúde de suas filhas", ressaltou ela.

Nesta quinta-feira (12) o mutirão de atendimento para mulheres (das 8h às 16h) segue na Vila São José II. Ainda estão programadas ações até o dia 27 deste mês para UBS’s do Mojó, Iguaíba e Canaã.

"Seguimos com esta proposta para marcar o Março Lilás e o mês das mulheres, mas, é importante reforçar que, ao mesmo tempo segue nas unidades o atendimento normal de rotina para atender qualquer usuário, homem ou mulher, que precise de nossos serviços", reforça a secretária de Saúde do Município, Soraya Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário