terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Deputados destacam decreto do governador Flávio Dino para licitação dos serviços de ferryboat


Os deputados Zé Inácio (PT), Duarte Jr (Republicanos) e Dra. Thaiza Hortegal (PP) parabenizaram, nesta terça-feira (18), o governador Flávio Dino (PCdoB) pela decisão de determinar que seja realizada licitação no serviço de ferryboats, cujas embarcações navegam na Baia de São Marcos.

Além da abertura da licitação, o governador editou decreto, na segunda-feira (17), autorizando a intervenção no serviço de transporte intermunicipal aquaviário realizado pela empresa Servi-Porto. No último dia 15, a empresa paralisou os serviços nos terminais Ponta da Espera e Cujupe, causando transtorno e prejuízos aos usuários.

O primeiro a abordar o assunto foi o deputado Duarte Jr, que discursou dizendo que a abertura da licitação é um processo há muito tempo esperado, sonhado e cobrado pelos deputados.

Duarte Jr frisou que não há outro caminho para melhorar o transporte de passageiros entre a Ponta da Espera e o Cujupe, a não ser por meio de licitação:

“Não foi somente o anúncio da licitação, da tão sonhada, tão esperada licitação. Mas, também, a intervenção na empresa Serviporto. Na semana passada, quando nós, pela Comissão de Direitos Humanos, fiscalizamos esse serviço, com todos os órgãos responsáveis, nós utilizamos as duas empresas: a Internacional e a Serviporto, tanto na ida quanto na volta. E a empresa Serviporto apresentou um serviço ainda pior. Por isso, se torna acertada a decisão do governador Flávio Dino de intervir nessa empresa, para garantir melhorias imediatas, inclusive durante o período do Carnaval”, afirmou Duarte Jr.

Em seu pronunciamento, o deputado Zé Inácio disse que, ao longo do tempo, já ocorreram melhorias no sistema, mas a única coisa que não avançou, que não melhorou para dar comodidade aos passageiros do sistema ferryboat, foram as embarcações. "Elas continuam precárias, sucateadas, embarcações que servem em outra cidade e, depois que estão com alguns anos de uso, vêm servir a nossa população maranhense, ou seja, durante esses últimos anos, com toda melhoria que já teve na infraestrutura, tanto no Porto da Ponta da Espera como no Cujupe, não houve melhoria nenhuma nas embarcações”, salientou Zé Inácio.

Ele fez questão de parabenizar o governador Flávio Dino pela iniciativa de determinar que seja feita a licitação. “Assim como nós temos cobrado, nesses últimos três, quatro anos, que essa licitação de fato saia do papel, nós vamos continuar cobrando da MOB para que, nesses próximos 30 dias, esse edital seja lançado. Parabenizo o governador pela iniciativa, porque é o único caminho para fazer uma licitação e que a concorrência seja aberta em nível nacional ou até internacional para que possamos ter embarcações de qualidade”, ressaltou o parlamentar do PT.

Thaiza Hortegal (PP) comemorou o anúncio feito pelo governador. A parlamentar, que desde os primeiros dias de seu mandato na Assembleia Legislativa vem cobrando melhorias nos serviços prestados pelas empresas de ferryboat, disse em suas redes sociais que está muito feliz com o posicionamento do governador. No ano passado, a deputada Thayza tomava providências mensalmente, em busca de garantir mais qualidade nas embarcações.

"É uma grande conquista para todos os moradores da Baixada Maranhense. Falo não somente como deputada, mas como usuária desse serviço. Há muito tempo que cobramos avanços e melhorias. Eu sabia que não faríamos apenas vistorias por fazer, mas que o governador se sensibilizaria, com seu olhar especial para a população da nossa região, ao realizar investimentos tanto na Ponta da Espera quanto no Terminal do Cujupe. Tinha certeza que ele não deixaria o nosso estado ter o serviço de ferryboat mais precário do Brasil. O governador Flávio Dino tem enxergado nossas lutas e feito muito para atender nossos pleitos”, disse a parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário