terça-feira, 19 de novembro de 2019

Programa Nacional de Alimentação Escolar do Governo Federal contempla 89 escolas de Paço do Lumiar


O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), projeto do Governo Federal incorporado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação,
está em pleno exercício em Paço do Lumiar.

O programa funciona por meio da transferência de recursos do Governo Federal às Entidades Executoras para aquisição de gêneros alimentícios destinados à merenda escolar.

Por lei, 30% destes alimentos devem ser provenientes da agricultura familiar e, em Paço do Lumiar, são quatro cooperativas e associações contempladas pela Secretaria Municipal de Educação envolvidas na entrega desses produtos: Cooperativa CooperCítrico, Associação de Pequenos Agricultores do Iguaíba (APACI), Clube de Mães e dos Agricultores Familiares do Povoado da Pindoba e Hortifrut Canaã.

A Vice Presidente da APACI, Júlia Silva de Assunção, explicou como funciona o projeto e destacou a importância para os produtores de alimentos. "É feita uma seleção dos produtos pela direção da associação, depois o produto é pesado, dividido e entregue para as escolas. É um grande incentivo para nós, pois se eu tenho garantia de venda me estimula a aumentar a produção. Esperamos que em 2020 o programa continue firme e forte."

A agricultora familiar da cooperativa CooperCítrico, Kerliane Gomes, destacou que os alimentos fornecidos para as escolas do município são diferenciados. "O país inteiro está vivendo um momento de crise, então ter a oportunidade de poder fornecer estes alimentos é de grande importância para nós. Podemos garantir qualidade, nossos produtos são livres de agrotóxicos. Estamos colocando na mesa de nossas crianças um alimento realmente bom e saudável."

Ao todo, 89 escolas de Paço do Lumiar são contempladas pelo programa e entre os alimentos fornecidos pelos produtores rurais estão: abóbora, acerola, alface, banana, batata doce, cebolinha,coentro, couve, jongome, limão, macaxeira, mamão, maracujá, maxixe , melancia, pepino, quiabo, tomate e vinagreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário