segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Prefeitura de Paço do Lumiar promove conscientização de pescadores e marisqueiros sobre manguezais


A prefeitura de Paço do Lumiar por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, realizou nesta última sexta-feira,11, uma serie de atividades voltadas para a conscientização de pescadores e marisqueiras sobre os manguezais.

A idéia foi entender qual a concepção destes trabalhadores, sobre o meio que convivem e concientiza-los que os manguezais além de serem uma das maiores fontes de renda do município são fundamentais para o aumento da resiliência dos ecossistemas.

Segundo a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Àgata Macedo, os manguezais são um dos ecossistemas mais produtivos do planeta.

"Estima-se que ¾ das espécies de peixes marinhos de interesse comercial dependem dos manguezais para seu desenvolvimento. Contribuem para a biodiversidade, asseguram a integridade ambiental da faixa costeira e são responsáveis pelo fornecimento dos recursos e serviços ambientais que sustentam atividades econômicas. Por tanto é um dever de todos nós cuidar e proteger. Se cada um fizer a sua parte, poderemos garantir um mangue mais limpo" disse a Secretária.

VOCÊ SABIA?

O Brasil é o terceiro país com maior área de manguezais e o que abriga a maior área contínua deste ecossistema, com 1.225.000 ha.

Os manguezais são peças-chave no combate às mudanças climáticas, contribuindo tanto na adaptação de seus impactos, como na fixação de carbono. Eles atuam na proteção contra tempestades, minimizando o impacto nas regiões costeiras e também são berçários para diversas espécies de peixes e mariscos. Ao fornecerem habitar para peixes e mariscos, são cruciais para a subsistência de inúmeras comunidades costeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário