quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Paço do Lumiar realiza III Fórum Municipal de Cultura


A prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da secretaria municipal de cultura esporte e lazer (SEMCEL), realizou nesta quarta-feira, 9 de outubro, o Terceiro Fórum Municipal de cultura, no auditório do Instituto de Ensino Superior Franciscano - IESF, na avenida 14 do Maiobão. O evento foi realizado com o objetivo de fortalecer os movimentos e a identidade cultural do município, e também escolher os 10 delegados que representarão Paço do Lumiar no Fórum Estadual de cultura, que vai acontecer no dia 31 de outubro,  em Açailândia.

Durante a abertura, a mesa de honra do evento foi composta pela prefeita Paula Azevedo(SD), pelo Secretário de Cultura Jocileno Gouveia, pelo Secretário adjunto de Cultura Thiago Correa, pelo secretário municipal de Direitos Humanos, José Vale, pelo senhor Zé Inaldo,  líder da cultura popular no município e pela escritora luminense Ahtange Ferreira.

A solenidade foi marcada por músicas que representam a cultura popular Maranhense, apresentadas pela banda Click e pela apresentação de alunos da escola de balé "o Senhor é contigo". Durante o fórum, o Secretário de cultura Jocileno Gouveia, ouviu as propostas  de artistas, representantes de terreiros de matriz africana e casas de cultura, bem como, ouviu também a vereadora, Ana Lúcia (PDT), que apresentou propostas de investimentos e incentivo cultural em Paço do Lumiar.

Segundo o Secretário de cultura o Fórum é um espaco democrático de extrema importância. "Nosso município é um celeiro cultural, e a gente está reunindo a população para saber quais são os problemas que precisam de maior atenção, para apresentar melhor nossa cultura ao restante do estado", disse i secretário.

A prefeita Paula Azevedo destacou importância da aproximação entre a gestão e os movimentos culturais luminenses. " Estas são ações integradas entre a prefeitura e as secretarias, para fortalecer nossas brincadeiras e nossa identidade. Nossa preocupação é pensar no futuro, e como nossa cultura e nossas brincadeiras serão valorizadas, não só pelo bumba meu boi, mas também por aquelas atividades que são menos conhecidas", ressaltou a prefeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário