sexta-feira, 25 de outubro de 2019

IBGE Apresenta planejamento do censo 2020 para prefeitura de Paço do Lumiar


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou os preparativos voltados ao Censo Demográfico 2020. Na manhã desta quarta-feira(23), o IBGE realizou a primeira reunião no município de Paço do Lumiar.

O encontro realizado no Centro Administrativo contou com a presença da Prefeita em exercício Paula Azevedo (SD), da Secretária de Saúde, Soraya Santana; do Secretário de Educação, Marcos Ferreira, da Secretária de Fazenda, Flávia Nolasco; da Secretária de Desenvolvimento Social, Maria Helena Veiga; do Secretário Municipal de Agricultura, Raimundo João e da chefe de Gabinete, Gracilda Silva.

O objetivo da reunião foi apresentar como será realizado o Censo Demográfico na cidade no próximo ano e solicitar ajuda das entidades e poder público na divulgação da necessidade de colaboração dos munícipes.

No caso de Paço do Lumiar, a importância da colaboração da população é ainda mais relevante, porque a estimativa populacional da cidade atualmente ultrapassa a contagem do censo de 2010, que está em pouco mais de 105 mil habitantes.

Em Paço do Lumiar, mais de 31 mil 438 residências deverão ser visitadas pelos recenseadores. O trabalho dos profissionais será nos três turnos (manhã, tarde e noite) e também nos fins de semana. A área urbana e rural de todo o município será visitada.

Segundo a prefeita Paula, o censo é a principal ferramenta que dá subsídio ao planejamento de políticas públicas.
"As informações colhidas no ano que vem vão se refletir pelos próximos 10 anos, até 2030. O total da população influi diretamente no repasse de FPM. Às vezes por um morador a mais ou por um morador a menos, o município cai de faixa e tem uma redução nos recursos que recebe do Governo Federal" destacou a prefeita.

Censo acontecerá entre agosto e outubro de 2020

De acordo com o IBGE, o Censo Demográfico 2020 será realizado entre os meses de agosto e outubro do próximo ano. Para isso, em Paço do Lumiar , serão contratadas 88 pessoas para atuar como coordenadores e recenseadores.

Fique atento, os recenseadores não irão pedir contas bancárias ou efetuar vendas. Uma maneira de checar a veracidade dos recenseadores é analisando as perguntas dos profissionais. Não será perguntado aos cidadãos informações como contas bancárias, número de documentos ou senhas. Também, os recenseadores não poderão fazer nenhum tipo de comercialização de produto ou serviço de qualquer espécie e tampouco realizar campanha política, já que o período da coleta de dados do censo coincidirá com a campanha eleitoral das eleições municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário