quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Campanha Setembro Amarelo: Um Paço Pela Vida tem palestras sobre transtornos mentais e bullying


Na segunda-feira, 30 de setembro, tivemos o encerramento da campanha nacional Setembro Amarelo, promovida, em Paço do Lumiar, pela prefeitura em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, PrevPaço e o Programa Pacto Pela Paz.

A programação contou com palestras sobre transtornos mentais, bullying e prevenção ao suicídio, que foram apresentadas aos alunos das UEBs Bandeira Tribuzzi e Nadir Nascimento Moraes. "É preciso estar atento aos sinais, pois muitos deles passam por isso e nem sabem e, consequentemente, não procuram ajuda. Os pais e professores têm que reparar nos detalhes, se eles passam muito tempo no celular, se não conversam, se se isolam, entre outras coisas", afirmou o psicólogo Victor Hugo, um dos palestrantes.

A estudante  Monalisa Matos achou muito importante participar deste momento e ter tido a oportunidade de ter mais conhecimento sobre o assunto. "Depressão é um problema de saúde pública. Mesmo com nossa pouca idade, muitos de nós também passamos por isso. Então, foi muito importante ouvir profissionais falando a respeito."

Além das palestras, houve um momento de dinâmica em que os alunos apresentaram cartazes com frases comuns ditas por quem sobre bullying, como forma de conscientizar sobre o problema.

O Secretário de Educação, Marcos Ferreira, destacou a importância da escolas em informar as crianças e adolescentes sobre transtornos mentais. "Este é um problema grave nas escolas e nós sabemos disso. Sabemos que as crianças se mutilam, praticam bullying, se suicidam. Eles passam grande parte do dia conosco, então é nossa responsabilidade orientar os pais. Agradeço também à prefeitura, que tem nos disponibilizado todo o material para que os professores, gestores e coordenadores possam ter mais conhecimento sobre o assunto", reiterou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário