sexta-feira, 27 de setembro de 2019

SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INICIA COM ATIVIDADES INCLUSIVAS EM PAÇO DO LUMIAR


Para fortalecer a igualdade e inclusão social no município, a Prefeitura de Paço do Lumiar iniciou nesta quarta-feira,25, a Semana da Pessoa com Deficiência com uma programação variada e inclusiva que levará diversas atividades como palestras e oficinas, para toda a população de forma gratuita

A programação é uma iniciativa da Secretaria municipal de Educação (SEMED), em parceiria com as  Secretarias de Saúde (SEMUS), Desenvolvimento Social (SEMDES) e Direitos Humanos(SEMDHU).

O evento de abertura reuniu quase 200 pessoas no Convento  Irmãs da Purificação, na avenida 4 do Maiobão, incluindo a Superintendente de Educação Especial da Pessoa com Deficiência do Estado do Maranhão, Roseane Ferreira,o Secretário Municipal de Educação e a prefeita em exercício de Paço do Lumiar, Paula Azevedo(SD), que destacou que a inclusão social deve ser uma prioridade. "Nós reforçamos o compromisso da nossa gestão em educar as pessoas sobre o respeito às diversidades. Todos têm direito à educação, a saúde e dignidade", disse a prefeita.

Toda solenidade foi traduzida em Libras, a linguagem dos sinais. O hino municipal foi cantado por um jovem aluno, da UEB Leda Tajra, com deficiência. Carlos Daniel cantou tendo como acompanhante o músico e representante do conselho municipal da pessoa com deficiência (COMPEDE), João Brito.

Em seguida, foi a vez da apresentação do balé infantil "O Senhor é Contigo", que tem como integrante a aluna cadeirante Yasmin Lobato, mostrando que todo mundo pode dançar. Depois a escolinha comunitária Vovô João fez com que os convidados levantacem da cadeiras, com musical " O jacaré foi passear na lagoa".

No final do evento foi feita uma roda de diálogos sobre inclusão social e superação, com destaque para a história de vida do ex aluno do Centro Educacional Pão da Vida, Marlon Moraes, pessoa com deficiência motora, formado em engenharia da computação, pela Universidade Estadual do Maranhão.

O secretário municipal de educação, Marcos Ferreira, falou da importância desta semana para o Munícipio

"Comemorada desde 1964, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de práticas inclusivas e de respeito às diferenças, os direitos de cidadania e inclusão social de todos.
 Também não podemos falar de inclusão sem lembrar de Jesus Cristo, que sempre ensinou estando próximo daqueles que eram tratados desigualmente pela sociedade",disse o Secretário.


A semana da pessoa com deficiência em Paço do Lumiar é assegurada por lei desde 2018 e tem o objetivo de sensibilizar a população sobre o respeito às pessoas com deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário