quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Prefeitura de São Luís comemora Dia Nacional do Agente de Trânsito


A Prefeitura de São Luís comemorou na segunda-feira (23), o Dia Nacional do Agente de Trânsito. A data, instituída pela Lei Federal nº 12.821, é símbolo do reconhecimento a este profissional que tem a função de orientar, operar e zelar pelo cumprimento das normas de circulação e conduta no trânsito. Os agentes desempenham papel fundamental para ampliar a segurança no trânsito da capital, área que vem recebendo constantes investimentos da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

Para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) organizou um momento especial com os agentes. Os trabalhadores foram recebidos, na segunda-feira (23), com um café da manhã em agradecimento aos serviços prestados.

“A data em alusão ao dia do agente de trânsito representa a importância deste profissional que, debaixo de sol e chuva, trabalha pela mobilidade e segurança viária”, destacou o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, afirmando ainda que, na gestão do prefeito Edivaldo, a categoria tem cumprido um papel importante na fiscalização e organização do trânsito, contribuindo com a mobilidade urbana em toda a cidade.

Empenhados no trabalho por um trânsito seguro e pela mobilidade urbana, agentes de trânsito se destacam diariamente pelo esforço e pela dedicação à causa. Marcelo Oliveira Brito é um desses profissionais, que se formou em Direito e hoje é presidente da Comissão de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão. "O contato com a fiscalização e a interpretação da lei me fez despertar a paixão pelo Direito. Assim, com o apoio da família me formei e hoje sou também advogado militante na área do direito do trânsito”, contou Marcelo.

A comemoração ao dia do agente de trânsito, este ano, está ainda mais festiva por conta do aniversário de doze anos de nomeação dos primeiros agentes de trânsito de São Luís. Para Leandro Ramos, presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito de São Luís (Sindtrânsito), este é o momento de contabilizar os avanços conquistados pela categoria. “Um dos grandes avanços é estarmos como entidade de classe representando todos os profissionais, resgatando a credibilidade do Sindtrânsito e conquistando o reconhecimento como atividade relacionada à segurança pública”, disse.

ATRIBUIÇÕES

Com atribuições definidas em lei, cumprindo e fazendo cumprir o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e com a função prioritária de garantir a fluidez e a segurança, os agentes de trânsito da SMTT estão alocados nas seguintes modalidades: Fiscalização de trânsito, Fiscalização de transportes, agente motociclista e Grupo Tático de Trânsito (GTT).

O agente da fiscalização de trânsito preocupa-se em garantir a fluidez do trânsito, atuando em cruzamentos, rotatórias, desobstrução de vias e intervenções viárias. Na fiscalização de transportes, o agente monitora o Sistema de Transporte Coletivo; rotas, viagens e estado de conservação dos ônibus, além dos serviços de táxi, moto-táxi, transporte escolar e toda modalidade de transporte de passageiros.

Os agentes também cumprem um papel fundamental no atendimento aos acidentes de trânsito. Durante uma ocorrência, o agente de trânsito motociclista é acionado para chegar com agilidade aos locais de difícil acesso e com trânsito interrompido em decorrência de possíveis colisões e bloqueios viários. Para capacitar os profissionais, a Prefeitura oferece o curso de Técnicas de Motociclistas Operacionais (Temop), destinado aos agentes de trânsito que desempenham atividades no atendimento das diversas ocorrências diárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário