quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Pacientes do CAPS Maiobão participam de diálogo sobre prevenção ao suicídio


Aconteceu nesta terça-feira, 11 de setembro, uma manhã de diálogos sobre a prevenção e combate ao suicídio, ministrada aos pacientes do centro de atenção psicossocial do Maiobão(CAPS), em continuidade à programação da campanha do ministério da saúde "Setembro Amarelo", que em Paço do Lumiar é organizada pela secretaria municipal de saúde(SEMUS), em parceria com as secretarias municipais de desenvolvimento social(SEMDES), direitos humanos (SEMDHU), educação (SEMED), e o instituto  de previdência de Paço do Lumiar (PrevPaço).

Os pacientes participaram de um café da manhã, assistiram uma palestra sobre  prevenção ao suicídio com o médico psiquiatra Eduardo Ibiapina,  e depois tiveram um momento de dança e brincadeiras.

A secretária de saúde de Paço do Lumiar, Soraya Santana falou da programação do Setembro Amarelo no município. " A gente ainda vai ter várias atividades nos postos de saúde, também teremos uma caminhada e outras programações para conscientizar a população a respeito do suicídio", disse a secretária.

De acordo com o psiquiatra Eduardo Ibiapina, existem sintomas que podem ser observados quando o paciente está em risco. "Se alguém está extremamente triste, isolado, se há uma mudança radical de comportamento, essa pessoa tem que ser acompanhada de perto", disse o médico.

Durante o evento, as autoridades colocaram em destaque o Centro de Valorização da Vida, que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Basta  ligar no número 188.

A paciente Edileusa Rodrigues Ribeiro que faz tratamento de depressão e ansiedade no CAPS Maiobão falou da importância da busca por ajuda. "Eu chegava no CAPS e vivia chorando, hoje eu me sinto melhor, eu agradeço muito a eles por isso", destacou a paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário