sábado, 28 de setembro de 2019

Dia Nacional do Surdo é comemorado com caminhada em Paço do Lumiar


Cerca de 300 pessoas participaram nesta quinta-feira, 26 de setembro, da primeira Caminhada pelo dia Dia Nacional do Surdo em Paço do Lumiar. O evento foi realizado para conscientizar a população sobre a inclusão, e o respeito às pessoas surdas.

A caminhada foi organizada pela prefeitura de Paço do Lumiar por meio da secretaria municipal de educação, em parceria com as secretarias de desenvolvimento social (SEMDES), direitos humanos (SEMDHU), cultura esporte e lazer (SEMCEL) e mobilidade urbana (SEMUR), como parte da programação da VI semana da pessoa com deficiência.

Jovens e adultos das Uebs Monteiro Lobato, padre Paulo Sampaio, Luís Pires e Fátima de Oliveira mobilizaram a população a vestir a cor azul em referência à campanha nacional do dia do surdo, e percorreram o trajeto entre a Ueb Monteiro Lobato e o Viva Maiobão.

O professor e intérprete de linguagem de sinais, Walconilson  Sodré falou da importância da data para a comunidade surda em Paço do Lumiar:

"Nós temos em nossas escolas vários alunos aprendendo Libras, a linguagem  brasileira de sinais, assim fica fácil ensinar para eles a linguagem escrita e manter essa população alfabetizada e com vontade de permanecer na escola", afirmou o professor.

Segundo o secretário municipal de educação, Marcos Ferreira, a caminhada passou oficialmente a fazer parte do calendário municipal da educação. "Essa caminhada já está no nosso calendário. Muita gente não sabe mas a linguagem brasileira de sinais é um dos 3 idiomas oficiais do país, junto com o português e o braile, por isso, nós aumentaremos mais o efetivo de professores para atender essa população dentro das escolas", garantiu o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário