sexta-feira, 21 de junho de 2019

PARCERIA: Governo do Estado e Prefeitura de Paço do Lumiar entregam Rua Digna em Pau Deitado


O Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e de Administração Penitenciária (Seap), entregou, na quarta-feira (19), no município de Paço do Lumiar, a primeira parte da Rua Santa Bárbara, no bairro Pau Deitado. Para o morador Antônio José Cabral da Silva, conhecido na comunidade como Vovô, a Rua Digna é um sonho realizado.

“Moro aqui há 48 anos e agora é que estou vendo uma obra dessa feita na minha rua. Eu me sinto muito feliz. Eu tinha um sonho de ver essa rua pavimentada e agora o sonho se realizou, é uma alegria para a gente estar morando em uma rua dessas. Eu agradeço muito a quem está fazendo esse serviço, eu agradeço demais ao governador, ao secretário de Educação e a todos que estão ajudando nesses serviços”, afirmou Antônio José Cabral da Silva.

A antiga realidade era difícil para os moradores da Rua Santa Bárbara e, também, para a comunidade escolar do Centro de Ensino Pires Collins. “Nós não tínhamos acesso à escola, as ruas eram esburacadas, totalmente intrafegáveis, nós perdemos muitas matrículas, inclusive de alunos cadeirantes que tiveram que ir para São José de Ribamar, porque não tinham como subir até a escola”, disse a gestora Anunciação Neves.

“A rua era muito esburacada e tinha muita lama, principalmente na época das chuvas, tínhamos muita dificuldade para poder andar, se deslocar para a escola, principalmente essa rua aqui, que era uma das piores. Agora a gente tem como andar sem nenhuma dificuldade”, afirmou a estudante Ingrid Candeira, 16 anos.

Para o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, a parceria Seduc-Seap e, também, Governo do Estado e Prefeitura de Paço do Lumiar vai garantir a realização de várias obras e serviços para a comunidade.

“Mais uma parceria frutífera entre Governo do Estado e Prefeitura de Paço do Lumiar. Há pouco tempo entregamos a escola Pires Collins completamente reformada e climatizada, agora a Rua Digna, que será concluída até o final. Muito em breve, voltaremos para fazer a quadra poliesportiva do bairro, que é uma demanda da comunidade e da prefeitura. Esse trabalho executado pela Secretaria de Administração Penitenciária, por meio da ressocialização de presos, se estenderá as outras ruas do município, que serão pavimentadas e melhorarão a vida dos luminenses. Parabenizo o governador Flávio Dino e o prefeito Dutra, por mais essa ação em benefício ao povo de Paço do Lumiar”, destacou Felipe Camarão.

A obra de mais de 600 metros de pavimentação com blocos de concreto foi produzida por internos do sistema prisional. Os blocos sextavados usados para calçar o local foram produzidos por um grupo de recuperandos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de São Luís.

O secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade, anunciou que mais convênios serão firmados nos próximos dias.

“Isso faz parte de um grande programa do Estado do Maranhão, da Secretaria de Administração Penitenciária, que se chama Trabalho com Dignidade e estamos com grandes convênios a serem assinados, na segunda-feira (24), inclusive com a Secretaria de Educação, Prefeitura de Paço do Lumiar, Secretaria de Cidades, Secretaria de Esportes; e diante do que foi feito aqui nessa rua, o prefeito gostou do trabalho e assinará um convênio para a pavimentação de mais dez ruas. Provavelmente, outras mais no futuro. Isso gera benefício para a comunidade de Paço do Lumiar e consequentemente também benefício para o sistema penitenciário e para as pessoas que se encontram encarceradas”, ressaltou o secretário Murilo Andrade.

“Primeiro gostaria de agradecer ao governador Flávio Dino, ao secretário Felipe Camarão, ao secretário Murilo Andrade pelo que estão entregando, além de uma escola de primeira qualidade, estão entregando uma rua digna. Os bloquetes são mais ecologicamente saudáveis, eles duram mais, geram um emprego fundamental, que é um emprego de mão de obra carcerária é por isso que não tem mais rebelião no Maranhão, porque aqui o secretário Murilo garante estudo e garante emprego para os presos e esses presos, quando saírem da penitenciária, vão ter uma profissão, eles vão ter renda, a possibilidade de voltarem ao crime é muito pequena”, afirmou o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário