sábado, 23 de março de 2019

Em Paço do Lumiar, crianças comemoram o dia da água plantando mudas nas margens do Rio Grande


Crianças da rede pública de ensino do município de Paço do Lumiar participaram na manhã desta sexta-feira (22) do plantio de árvores às margens do Rio Grande, localizado na comunidade de Iguaíba (zona rural). A ação ambiental foi realizada pela Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semap).

A atividade fez parte de uma programação especial em comemoração ao dia mundial da água, comemorado neste dia 22 de março.  Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Gomes, a redução da mata ciliar tem como consequência o assoreamento do leito do rio.

 "Por isso propus essa atividade, até como forma de incentivar a comunidade a cuidar da vegetação no entorno do rio. A recuperação da mata ciliar (nas margens do rio) é uma ação ambiental prioritária, que impacta diretamente na qualidade de vida da população. Esse é um rio importante e precisamos preservá-lo", acrescentou o secretário.

Foram plantadas mudas de Açaí, Ingá e Ipês. Na ocasião a agrônoma Nathalia Dutra, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Paço do Lumiar, explicou de forma dinâmica que além de proteger o rio, as árvores também protegem os peixes e animais que vivem ali, a exemplo dos macacos.

"A floresta replantada na margem do rio também ajuda a alimentar os peixes, porque daqui saem insetos, frutas e folhas. É importante também para garantir um lar para os bichinhos que moram aqui, os macacos, por exemplo, terão mais espaço e poderão se multiplicar", disse a agrônoma.

A manhã de plantios foi animada. As crianças se mostraram empolgadas e preocupadas com o meio ambiente, como João Henrique de 8 anos, que disse ter aprendido muito com a ação.

"Achei muito legal participar. Aqui eu aprendi que a gente tem que cuidar do meio ambiente", afirmou João Henrique. Questionado sobre o que ele quer ser quando crescer, a resposta veio rapidamente: "Vou ser um plantador de árvores".

Nenhum comentário:

Postar um comentário