quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Prefeitura de Paço e UFMA renovam parceria da Uniti no município


Por meio de uma parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Prefeitura de Paço do Lumiar garantiu a permanência da Universidade da Terceira Idade (Uniti) no município. Um novo convênio foi assinado pela reitora da UFMA, Nair Portela; pelo superintendente do Instituto de Previdência Municipal de Paço do Lumiar (PrevPaço), Carlos Antônio Sousa; pela secretaria municipal de Planejamento, Núbia Feitosa, e pelo prefeito Domingos Dutra (PCdoB), que revelou que a Uniti é um dos seus maiores orgulhos.

"Eu já trabalhei muito neste município nos meus 25 meses de governo. Fiz mais do que 10 prefeitos fizeram em 35 anos. Tenho muitas obras e ações que me orgulham, como escolas novas, creches em tempo integral, recuperação de vias, municipalização do trânsito, fechamento do lixão de Iguaíba, entre muitos outros grandes feitos, mas confesso que a Uniti é a que mais me orgulha. Não tenho palavras para expressar a felicidade que sinto ao ver a alegria dos nossos idosos; nós devolvemos a alegria de viver para quem acreditava já ter chegado ao fim", ressaltou o prefeito Dutra.

O ato de assinatura aconteceu nesta sexta-feira (01), no auditório do Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), na Avenida 14 do Maiobão, durante a aula inaugural da segunda turma da Uniti. O superintendente do PrevPaço, Carlos Antônio Sousa, falou que este ano o projeto tem uma novidade.

"A Uniti chegou aqui em 2018 com apenas uma turma, mas o trabalho foi tão bem feito que ganhou grande proporção. Os alunos que fizeram parte desta primeira turma não querem mais sair e novos alunos querem entrar, portanto aumentamos o número de vagas e agora teremos duas turmas. Já temos mais de 106 alunos matriculados. É uma grande felicidade ver nossos idosos sendo valorizados. Só podemos parabenizar o prefeito Dutra pela iniciativa", afirmou Carlos Antônio Sousa.

Durante o evento, os professores se apresentaram e, em nome da primeira turma da Uniti Paço, a aluna mais experiente, Dona Maria Eulália, de 72 anos, emocionou a todos com um belo discurso, que revelou o quão esse projeto vem transformando vidas. "Antes eu dizia que felicidade não existia, pois já sofri muito nesta vida, mas hoje quero aqui me corrigir, felicidade existe sim. Ela está dentro de nós e só precisa de um beliscãozinho para reviver e a Uniti foi o beliscão que eu precisa para que minha felicidade despertasse", declarou a aposentada.

Reitora

"Nosso estado tem uma grande população idosa, mas são poucos os prefeitos que tomam a atitude que Dutra tomou. Só tenho a parabenizá-lo, não só pela adesão à Uniti, mas pelo belíssimo desempenho na condução do projeto", destacou a reitora da UFMA, Nair Portela.

O evento foi encerrado com chave de ouro com uma palestra especial, ministrada pela primeira dama e secretária Municipal de Planejamento e Articulação Política, Nubia Feitosa. A palestra “Sociabilidade da Pessoa na Terceira Idade” foi motivacional e encorajadora para os idosos. A secretária destacou a importância da interação, da convivência em grupo proporcionada por projetos como o da Uniti.

"O empoderamento na terceira idade é importante para que o idoso possa se sentir capaz e assim compartilhar suas experiências com os outros", destacou a secretária Nubia Feitosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário