segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Paço realiza com êxito a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Com o objetivo de discutir políticas públicas em prol da infância e juventude, foi realizada nesta sexta-feira, dia 22, a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente do município de Paço do Lumiar. O encontro, que contou com a presença do prefeito Domingos Dutra, reuniu alguns dos representantes de uma rede de parceiros que trabalham para garantir um futuro mais digno para as crianças e adolescentes.

Com o tema, “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências”, o evento aconteceu no auditório do Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), localizado na avenida 14, no bairro do Maiobão. Professores, gestores e estudantes da rede pública municipal de Paço do Lumiar estiveram presentes na atividade e contribuíram para o aprofundamento das discussões.

A conferência, realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e com o apoio da Prefeitura de Paço do Lumiar, foi aberta com uma belíssima apresentação o ballet infantil Manair, em que as jovens garotas deram um show de harmonia e simpatia.

Logo em seguida, o prefeito Domingos Dutra destacou a importância da conferência para o benefício de toda a sociedade. “É nosso dever cuidar das crianças e dos adolescentes porque é a forma de termos uma sociedade sadia, ou seja, cuidado das bases. As crianças e jovens devem ser cuidados com todo o carinho, tendo uma educação de qualidade, assistência, saúde e áreas de lazer”, pontuou.

O chefe do executivo municipal também reforçou o compromisso da sua gestão em atender todas as demandas da área. “Portanto, essa quinta conferência vai estabelecer as prioridades que o Município vai ter que executar para garantir que as crianças e jovens de Paço tenham as condições mínimas de se transformarem em adultos sadios e contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade”, frisou.

IMPORTÂNCIA

Presente no evento, a titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Gilzete Ribeiro, destacou a importância do evento para a realização de um amplo debate sobre o tema para que se possam encontrar soluções para os problemas mais urgentes.

“É um espaço que nós fazemos uma conferência sobre os avanços que o município teve em relação às políticas voltada para a criança e adolescente e se deliberar propostas. Entendemos que a criança e adolescente são sujeitos em formação que precisam de atenção, cuidados e de todos os serviços”, disse.

A mesma opinião foi compartilhada por Maria Luzia Nascimento Sousa, presidente do CMDCA. “Quem ganha com a conferência são as crianças e adolescentes. Essa conferência não é nossa, mas sim deles”, afirmou.

PALESTRA

Logo após as falas iniciais, foi realizada a palestra “Mídia Social na Infância e na Adolescência”, ministrada pela secretária Municipal de Planejamento de Paço do Lumiar, Nubia Feitosa, que também é advogada e psicóloga.

Durante a sua explanação, ela falou sobre os riscos do mau uso das redes sociais pelas crianças e jovens e das formas de enfretamento de situações de risco, chamando atenção para o importante papel que a família deve desempenhar para evitar a ocorrência de situações conflituosas.

A programação da V Conferência prosseguiu ao longo da tarde, com a realização de oficinas temáticas sobre infância e juventude, e finalizou com a eleição dos novos delegados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário