quarta-feira, 10 de outubro de 2018

PAÇO DO LUMIAR RECEBERÁ UNIDADE MÓVEL DO PROJETO SESC - SAÚDE DA MULHER


Os cânceres de mama e de útero ainda são as principais causas de mortalidade entre as mulheres, mas a prevenção e detecção precoce da doença podem mudar essa história. Pensando neste trabalho de prevenção, o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), assinou um termo de cooperação técnica com o Sesc, para adesão ao projeto "Sesc saúde da mulher”.

A assinatura aconteceu nesta terça-feira (9) na sede da Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio) e contou com as presenças do secretário municipal de Saúde, Juarez Lima; da diretora regional interina do Sesc, Rutineia Amaral Monteiro; da coordenadora de assistência e saúde do Sesc, Patrícia Oliveira; da diretora de programas sociais do Sesc, Regina Soeiro; do superintendente da Fecomércio, Max de Medeiros, e do diretor regional do Senac, Ahirton Batista.

De acordo com a diretora regional interina do Sesc, Rutneia Amaral, a iniciativa visa ampliar as redes locais de saúde. "Nossa pretensão é dar acessibilidade à prevenção, ao diagnóstico e tratamento do câncer no estado. Iniciamos esse trabalho na cidade de Raposa no mês de julho, houve grande aceitação e tenho absoluta certeza de que em Paço não será diferente", declarou a diretora.

Início do atendimento

A unidade móvel começará a funcionar nesta quinta-feira (11), após um rápido ato solene de abertura que se iniciará às 8h. O horário de atendimento da unidade será de segunda a quinta, das 8h às 18h e na sexta-feira das 8h às 17h.
  
A unidade móvel já está estacionada no bairro Maiobão, na praça Viva Maiobão, em frente à delegacia, e vai permanecer por no mínimo 60 dias úteis. Em seguida vai estacionar na praça Nossa Senhora da Luz, na sede de Paço.
  
A unidade vai funcionar por meio de cooperação técnica com o município, segundo explicou o prefeito Dutra. "Essa unidade oferece uma estrutura de ponta no que diz respeito à tecnologia. Dará gratuitamente mamografia digital para mulheres e nós entraremos com a logística, além de acrescentarmos alguns serviços voltados à saúde da mulher, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Esta é uma grande conquista e um grande apoio principalmente na prevenção ao câncer de colo do útero, que tem uma grande incidência no Maranhão", afirmou Dutra.
  
Para o agendamento dos exames as mulheres interessadas devem realizar cadastro prévio com agentes comunitários de saúde do município mediante apresentação das cópias dos documentos pessoais (RG e CPF), cartão do SUS e comprovante de residência. As mulheres serão convocadas através de notificação do agente comunitário de saúde, mensagens de texto e/ou contato telefônico de acordo com data e horário definido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário