segunda-feira, 22 de outubro de 2018

PAÇO DO LUMIAR COMEMORA O DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO


Com o tema "Nossas ações são o nosso futuro", a Prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Governo do Estado, CAISAN- MA e  CONSEA-MA, realizou na Praça do Viva Maiobão, nesta sexta-feira(19),uma mobilização com o intuito de comemorar o Dia Mundial da Alimentação, que é celebrado no dia 16 de Outubro em mais 100 de países, com o intuito de conscientizar sobre a importância da boa nutrição, assim como lembrar os esforços contra a fome, que atinge cerca de 800 milhões de pessoas em todo o mundo.

De acordo com o prefeito Domingos Dutra(PcdoB), que fez a abertura das ações juntamente com o Secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Francisco Oliveira, esta foi a primeira vez que Paço do Lumiar realizou um ato tão grandioso voltado ao tema.

"O principal objetivo deste encontro com a comunidade Luminense é desenvolver ações de segurança alimentar e nutrição, trazendo práticas alimentares saudáveis para a população. Além disso,
apresentamos os cuidados necessários com a saúde, no sentido de prevenir o agravo de doenças" disse o Prefeito.

A ação ofereceu ao longo do dia atendimento nutricional, aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos (HIV e Sífilis), preventivo e vacinação. Quem participou também  teve a oportunidade de realizar a atualização cadastral do CadÚnico, além de poder comprar produtos sem agrotóxicos, na feira de agricultura familiar montada especialmente para este ato. 

A mobilização ainda contou com exposição e degustação de alimentos aproveitados integralmente, por meio do Cozinha Brasil, exposição de mudas de plantas medicinais das comunidades tradicionais, orientações e distribuição de materiais educativos, palestras sobre acidentes domésticos e apresentações sobre alimentação saudável com alunos do município e estudantes de Nutrição da UFMA e UNICEUMA, tudo isso ao som da banda "CLICK".

Para o Secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Franscico Oliveira, eventos como este promovem a consciência e a ação global em prol daqueles que sofrem de fome e apela à necessidade de garantir a segurança alimentar e uma dieta nutritiva para todos.

“Nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a segurança alimentar é considerada uma condição complexa que exige um foco especial e uma série de ações complementares para atacar as causas da fome e da desnutrição", destacou o Secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário