terça-feira, 30 de outubro de 2018

Novas ambulâncias reforçam o SAMU em Paço do Lumiar


Três novas ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) chegaram para reforçar o atendimento à população em Paço do Lumiar. Um dos veículos é equipado com aparelhagem completa para atendimento de urgência/emergência tipo UTI e as outras duas são de suporte básico, sendo uma bancada com recursos próprios do município.

“Teremos três novas ambulâncias rodando, sendo uma delas totalmente custeada pelo município. No total, haverá seis ambulâncias para atender aos luminenses, uma situação bem diferente de quando assumimos o município, quando haviam só duas, uma com vazamento e outra com motor batido”, compara o prefeito Domingos Dutra (PCdoB).

Ele informou que as três novas ambulâncias ficarão à disposição da população luminense, com pessoal treinado. Os servidores que atenderão nas ambulâncias terão fardamento adquirido pelo município. O prédio do SAMU, que funciona anexo ao da Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida 13 do Maiobão, está sendo reformado e as obras serão entregues em novembro.

Em 2017, quando o prefeito Domingos Dutra assumiu o município de Paço do Lumiar, no SAMU havia só uma ambulância rodando, com vazamento, e outra estava com o motor batido. O Governo do Estado então cedeu uma e, no ano passado, mais outra para garantir o funcionamento do serviço móvel de urgência. Desde então a gestão municipal adquiriu quatro ambulâncias, sendo uma de suporte avançado, duas de suporte básico para resgate e outra de reserva para eventos e suporte para serviços gerais.

“As duas ambulâncias cedidas pelo Governo do Estado deverão agora fazer transporte eletivo, na zona rural do município, para atender a demandas simples. Estes seis veículos garantirão uma boa cobertura à população luminense”, explica o secretário-adjunto de Saúde, Elizeu Costa.

SEMI-UTI

A ambulância de suporte avançado é um veículo que garante atendimento de semi-uti. Tem equipe composta de socorrista (motorista), técnico de enfermagem, enfermeiro e médico. “É uma equipe completa, que garante todo o aporte para o atendimento mais grave, com aparelhos ressuscitador e reanimador pulmonar”, detalha o adjunto.

As outras ambulâncias são básicas, com socorrista (motorista) e técnico de enfermagem.

A partir de novembro começará a atuar uma equipe para socorro de pacientes psiquiátricos. “Todos os dias há casos de atendimento psiquiátrico que tinham de ser feitos por São Luís. A partir de agora Paço do Lumiar tem equipe treinada para esse atendimento”, explicou Elizeu Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário