segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Carreta do SESC já está atendendo no Viva Maiobão


A carreta Sesc Saúde da Mulher já iniciou o atendimento às mulheres de Paço do Lumiar. A unidade está estacionada na área do Viva Maiobão, em frente à Delegacia, e está realizando os exames prevenção ao câncer do colo de útero e mamografia mediante encaminhamento feito pelos agentes comunitários de saúde. 

O horário de atendimento da unidade é de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h e na sexta-feira das 8h às 17h. A unidade móvel vai permanecer por 60 dias úteis no Maiobão e, em seguida, vai estacionar na praça Nossa Senhora da Luz, na sede de Paço, onde deverá ficar mais 30 dias úteis.

A capacidade média é de 32 mulheres atendidas por dia, com 64 exames, sendo 32 preventivos (citopatológicos) e 32 mamografias. O resultado dos exames preventivos serão entregues em 10 dias e de mamografia em até 15 dias. A previsão é de que sejam atendidas cerca de 2 mil mulheres e feitos 3 mil procedimentos nesse período.

Para o agendamento dos exames as mulheres interessadas devem realizar cadastro prévio com agentes comunitários de saúde do município mediante apresentação das cópias dos documentos pessoais (RG e CPF), cartão do SUS e comprovante de residência. As mulheres serão convocadas por meio de notificação do agente comunitário de saúde, mensagens de texto e/ou contato telefônico de acordo com data e horário definido.

O trabalho da carreta é preventivo. Para qualquer alteração identificada nos exames, será feita a notificação à Secretaria Municipal de Saúde (Semed) para o encaminhamento da paciente e início do tratamento, na rede municipal ou estadual. O secretário de Saúde de Paço do Lumiar, Juarez Lima, lembrou que há uma média de 5 mil mulheres com câncer de colo de útero e de mama em Paço do Lumiar.

Cooperação

A unidade está funcionando por meio de cooperação técnica com o município de Paço do Lumiar, segundo explicou o prefeito Domingos Dutra (PCdoB).

"Esta unidade oferece uma estrutura de ponta no que diz respeito à tecnologia. Dará gratuitamente mamografia digital para mulheres e nós entraremos com a logística, além de acrescentarmos alguns serviços voltados à saúde da mulher, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Esta é uma grande conquista e um grande apoio principalmente na prevenção ao câncer de colo do útero, que tem uma grande incidência no Maranhão", afirmou Dutra, durante o ato solene de instalação da carreta, realizado na última quinta-feira, 11. O ato solene contou com as presenças dos diretores da Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio/MA) e autoridades municipais.

A diretora regional interina do Sesc, Ruthneia Amaral, ressaltou que a parceria com a Prefeitura de Paço do Lumiar é muito importante. Lembrou que o prefeito Dutra procurou o Sesc para firmar a parceria e que está fazendo investimentos importantes para garantir a presença da carreta. Cabe à Prefeitura arcar com a segurança da equipe, a alimentação e vigilância da unidade e equipamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário