segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Caminhada marca ações do Outubro Rosa em Paço do Lumiar


A Prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria Municipal da Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira (17), uma caminhada alusiva ao Outubro Rosa. A ação marca o mês dedicado à luta contra os cânceres de mama e colo do útero, que neste ano tem como foco a saúde integral da mulher. Um número considerável de pessoas  percorreram as avenidas 12 e 13 do bairro Maiobão,com cartazes e materiais informativos conscientizando a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças. 

Na ocasião, o Secretário de Saúde, que também é ginecologista, Juarez Lima, agradeceu a todos pela participação e lembrou ainda, da necessidade de atenção sobre a doença. “As mulheres precisam prestar atenção aos sinais e alterações de seu corpo. Somente o autoexame não basta e não substitui o exame clínico realizado pelo médico ou a mamografia, não deixe para depois, quanto mais cedo, maiores são as chances de cura" destacou o secretário.

Segundo o secretário adjunto de Saúde, Eliseu Costa, a caminhada faz parte de uma série de atividades que estão sendo realizadas ao longo do mês, o objetivo é chamar atenção " É indispensável à informação e a orientação às mulheres. Pode não parecer, mas muitas delas ainda não têm conhecimento do quanto o diagnóstico precoce é de suma importância para a cura, nós abraçamos essa campanha e nos empenhamos ao máximo para conscientizar as Luminenses" ressaltou o adjunto.

O movimento Outubro Rosa

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário