domingo, 16 de setembro de 2018

Violência nas escolas é tema de palestra em Paço do Lumiar


Com o objetivo de diminuir os índices de violência nas escolas municipais, a Comissão Intersetorial de Políticas sobre Drogas em parceria com a Prefeitura de Paço do Lumiar, promoveu uma palestra com o tema: Indisciplina e Ato Infracional no Ambiente Escolar – Dividindo Responsabilidades e Multiplicando Conhecimentos. O evento aconteceu no auditório do Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF) e contou com a participação dos palestrantes, Daniel Guimarães e Coronel Augusta da PM/MA, que atuam na área de Segurança nas Escolas.
  
Durante a palestra, Daniel Guimarães, que é autor do livro: Segurança na Escola – diálogos e mediação de conflitos, falou da importância de debater a temática: “A violência urbana tem assolado o processo de ensino-aprendizagem e os professores estão a cada dia mais vulneráveis à violência. O grande desafio dos profissionais de educação é saber como proceder no caso de ato infracional. Para que haja paz no ambiente escolar, eles precisam ter conhecimento da rede de proteção e da garantia de direitos que precisam acionar”, afirmou.
  
A Coronel Augusta, que trabalha com os programas sociais da Polícia Militar, ressaltou a importância do trabalho da PM no Ambiente Escolar: “Ao longo de 20 anos a Polícia Militar vem trabalhando contra a violência nas escolas, realizando ações preventivas por meio do Batalhão Escolar, como mediação de conflitos, palestras e ronda. Essas intervenções são fundamentais para que haja harmonia entre os estudantes e entre eles e os professores”, declarou.

A palestra contou com mais de 100 professores municipais de Paço do Lumiar. Segundo a Comissão do evento, a temática continuará sendo discutida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário