quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Paço do Lumiar e SESC firmam parceria para combater câncer no município


Com o objetivo de ampliar as redes locais de saúde e a acessibilidade à prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e colo de útero, a Prefeitura de Paço do Lumiar firmou parceria com o SESC MA (Serviço Social do Comércio). O Projeto SESC Saúde Mulher vai disponibilizar sua Unidade Móvel durante 60 dias no município. A meta é fazer 64 exames diários.

Para Regina Ferro, Diretora Regional do SESC, o interesse e contrapartida do município é primordial para que a parceria tenha êxito: “Nós oferecemos a Unidade Móvel com os exames de rastreamento, mas é fundamental a contrapartida do município, que viabiliza o local, a segurança, os agentes de saúde e a equipe móvel”, afirmou.

O Prefeito Domingos Dutra (PCdoB) abraçou o projeto de imediato: “O município não consegue ir muito longe se não tiver parcerias. Nós abraçamos este projeto do SESC de imediato, pois sabemos que o câncer de mama e útero é frequente e tem crescido. Aqui em Paço temos uma população carente que muita das vezes não tem acesso a esses exames. Essa carreta vai ajudar a identificar essas doenças, bem como sua prevenção. Nós daremos todo apoio”, declarou.

Os serviços de mamografia serão ofertados para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos ou maiores de 35 anos com histórico familiar de câncer de mama e o exame citopatológico, do câncer de colo do útero, para mulheres de 25 a 64 anos que já tiveram ou tem atividade sexual.

As mamografias serão laudadas pelo Hospital do Amor (Hospital do Câncer de Barretos no interior de São Paulo), uma das maiores referências em diagnóstico de câncer, e os exames citopatológicos (exame preventivo do câncer de colo do útero), popularmente conhecido como teste de papanicolau, serão analisados pelo Laboratório Cedro em São Luís. Os laudos impressos e imagens em CD da mamografia e resultados dos exames citopatológicos serão encaminhados para as unidades básicas de saúde do município.

A parceria foi firmada na última sexta-feira, 31, no Prédio Administrativo da Prefeitura e contou com a presença do Prefeito Domingos Dutra (PCdoB), da Secretária de Desenvolvimento Social, Nelzenir Maia, do Secretário de Saúde, Juarez Lima, da Secretária Adjunta de Direitos Humanos, Carla Souza, da Diretora Regional do SESC, Regina Ferro, e da Coordenadora de Assistência e Saúde – SESC Mulher, Patrícia Ribeiro.

ATENDIMENTO

A Unidade Móvel Saúde Mulher ficará alocada a partir do dia 10 de outubro no Viva Maiobão. Os atendimentos serão de segunda a quinta-feira, das 08h às 12h e das 13 às 18h  e sexta-feira, das 08h às 12, e de 13h às 17h. Para o agendamento dos exames as mulheres interessadas devem realizar cadastro prévio com agentes comunitários de saúde do município mediante apresentação das cópias dos documentos pessoais (RG e CPF), cartão do SUS e comprovante de residência.

Para mais informação: (98) 98893-0338

Nenhum comentário:

Postar um comentário