terça-feira, 21 de agosto de 2018

UNIVERSIDADE DA TERCEIRA IDADE TERÁ NOVA TURMA EM PAÇO DO LUMIAR


“Nós queremos que a Universidade da Terceira Idade (UNITI) continue em Paço do Lumiar. Aqueles idosos que antes ficavam ociosos, agora estão tendo aulas de psicologia, turismo, nutrição e muitas outras. Este ano foi nossa primeira experiência em Paço e a resposta foi muito positiva.”

Esta foi a fala do Superintendente do PREVPAÇO (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Paço do Lumiar), Carlos Souza, para a Reitora da UFMA (Universidade Federal do Maranhão), Nair Portela, na tarde da última sexta-feira, 17. A reunião aconteceu na Reitoria da Universidade, e contou com a participação do Prefeito Domingos Dutra (PCdoB), da Coordenadora geral do curso, Hortência Gago, e de alunos e alunas da UNITI em Paço do Lumiar.

A resposta da Reitora foi positiva para os 3 pedidos apresentados pela coordenação do curso em Paço do Lumiar. O primeiro diz respeito a extensão da turma de 2018, que terminaria em outubro, mas agora será finalizada apenas em dezembro. O segundo pedido também foi em relação à 1º turma. Devido o interesse dos alunos, os coordenadores decidiram implementar o segundo ano. O terceiro pedido foi em relação à criação de uma nova turma para 2019. Assim, o núcleo da UNITI em Paço do Lumiar terá duas turmas da terceira idade funcionando em 2019.

Para Hortência Gago, o polo da UNITI em Paço tem sido uma experiência muito proveitosa: “Paço do Lumiar é o único município que tem um polo da Universidade da Terceira Idade. Eu fico feliz em ver a gestão se preocupando com esses idosos. Parabenizo o Prefeito Dutra e toda a coordenação pelo trabalho maravilhoso que eles têm feito. Ver um projeto nosso, que começou aqui na UFMA, dar frutos em outro lugar, é um resultado que vai além do que imaginávamos”, afirmou a coordenadora.

Vespasiano Cruz é aluno da UNITI em Paço, ele fala da alegria de ter encontrado o curso: “Nossa Universidade é um tesouro. Eu me sinto muito feliz em participar. Faço tudo para não perder nenhum dia. Este curso é uma luz divina no meio desta parcela da população que só consome remédio”, declarou. “Não temos uma turma, mas sim uma família. Parabenizo o Prefeito e todos da coordenação pela iniciativa”, acrescentou Leonel Nunes, que também é aluno da UNITI desde janeiro de 2018. 

Após ouvir o depoimento dos alunos a Reitora Nair Portela declarou que todos os pedidos serão atendidos: “Eu fico feliz em ouvir a fala desses alunos. Percebemos a mudança e qualidade de vida que este curso gera na vida deles. Essa experiência em Paço foi muito além das nossas expectativas.”

O Prefeito Domingos Dutra finalizou dizendo que esta parceria com a UFMA veio para ficar: “Os nossos idosos estão aprendendo, se divertindo e provando que são cidadãos. Agradeço toda equipe da UFMA e ao Sr. Carlos por fazer essa parceria dar tão certo.”
  
MAIS INFORMAÇÕES

A primeira turma da UNITI em Paço do Lumiar começou em janeiro de 2018, e será finalizada em dezembro deste ano. Em média, 55 alunos fazem parte da classe. A segunda turma terá início em janeiro de 2019. Mais de 30 alunos já fizeram a pré-inscrição.

Os interessados devem entrar em contato com a Sr.ª Jandira Duailibe pelo número:

(98) 98906-6083

São oferecidas aulas de psicologia, turismo, nutrição, gerontologia social, concentração e memória e muitas outras.

As aulas acontecem no IESF ( Instituto de Ensino Superior Franciscano), localizado na avenida 14 do Bairro do Maiobão, de segunda à sexta, das 8h ao meio dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário