segunda-feira, 30 de julho de 2018

Municípios da grande São Luís assinam ordem de serviço para destinação final dos resíduos sólidos


O Prefeito Domingos Dutra (PCdoB) participou da assinatura da Ordem de Serviço entre a Agência Executiva Metropolitana (AGEM), do Governo do Estado, e a Central de Gerenciamento Ambiental Titara, empresa localizada no município de Rosário, e que realizará o tratamento e a disposição final dos resíduos sólidos de 8 municípios da Região Metropolitana da Grande São Luís - Paço do Lumiar, Morros, Bacabeira, Axixá, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Icatu e Santa Rita.

O Governo do Estado vai arcar com as despesas do aterro e as prefeituras serão responsáveis pelas coletas, transbordo e transporte do lixo até o município de Rosário. "Esta é mais uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios. Em breve vamos acabar com o lixão de Paço do Lumiar existente há 20 anos. Agradeço ao Governador Flávio Dino por mais este auxílio", afirmou o Prefeito Dutra.
O presidente da AGEM, Lívio Jonas, declarou ser um ato histórico a assinatura da Ordem de Serviço. “O problema dos lixões atinge todo o país. Configura-se como um problema de difícil solução. Agora podemos afirmar que estamos a caminho de sanar este problema, que vai garantir saúde à população, além de recuperar áreas degradadas e estimular a coleta seletiva.”

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2015 (PNAD), a cidade de Rosário está em conformidade com as exigências da Lei nº 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos, graças a existência da CTR Titara no município.

A prefeitura de Paço do Lumiar vai licitar empresas para transbordo e transporte. O Prefeito Dutra espera que em até 2 meses os resíduos sólidos de Paço do Lumiar sejam direcionados para Rosário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário