quarta-feira, 20 de junho de 2018

PREFEITURA DE PAÇO PARTICIPA DE AÇÃO SOCIAL NA COMUNIDADE TERAPÊUTICA PENIEL


A Cruz Vermelha Brasileira do Maranhão realizou no último sábado, 16, em parceria com a Rede Maranhense de Diálogos Sobre Drogas (REMADD), um ato de amor e humanidade na Comunidade Terapêutica (CT) Peniel, que fica no bairro Vila São José, no município de Paço do Lumiar. De modo pragmático e providencial, a Prefeitura de Paço do Lumiar prestou apoio e incentivo por meio das secretarias de Direitos Humanos, Desenvolvimento Social e Saúde.
  
Serviços de saúde como testes rápidos e entrega de medicamentos básicos, assistência social, dentista, rodas de conversa e recreação foram ofertados aos 87 acolhidos que convivem de modo harmonioso na entidade que existe há 11 anos na cidade.
  
“Como parte de uma proposta da construção da política sobre drogas municipal, o diálogo aberto com a Cruz Vermelha (CVM) e a REMADD gerou esta ação que tem por meta alcançar mensalmente, uma CT”, explicou o secretário municipal de Direitos Humanos, José Vale dos Santos. "Somos gratos ao senhor Carlos Rangel, coordenador da CVM, que atendeu ao nosso chamado. Na verdade, essa é a filosofia do nosso prefeito Domingos Dutra, que propõe a parceria entre o governo e a sociedade civil organizada, no sentido de gerar mais humanização a nossa cidade", afirmou José Vale.
  
Assistência
   
Os serviços de assistência foram direcionados pela Semdes, por meio de um questionário aplicado a todos os acolhidos, como explicou a secretária Nelzenir de Paula Maia. "A equipe da coordenação da mulher da SEMDHU, aplicou o questionário que irá gerar informações onde poderemos avaliar como, onde e de que modo poderemos cuidar e ajudar. De modo inicial pudemos perceber que serviços como cartão do SUS, atendimento jurídico, apoio familiar e documentos, são as demandas mais recorrentes, mas vamos aguardar a tabulação da pesquisa para assim dar início ao processo de oferta das assistências”, informou.
  
A coordenadora da Cruz Vermelha Andréa Sousa explicou que a participação da entidade em atividades como esta é a razão da existência desta. "Todos os serviços ofertados no sábado foram feitos por voluntários que possuem como princípio diminuir ou amenizar o sofrimento das pessoas. Todos estamos felizes em poder servir a esta causa tão nobre que é cuidar de pessoas que querem se livrar das drogas, e daremos continuidade a parceria com a Remadd e a Prefeitura de Paço do Lumiar", resumiu Andréa Soua.

Já Arivaldo Júnior, vice-presidente da Remadd, avaliou positivamente a ação conjunta. "A prefeitura de Paço do Lumiar é a única gestão do Estado do Maranhão que se preocupou em ter no seu quadro funcional uma divisão de enfrentamento à violência e às drogas. Essa iniciativa pioneira demonstra o respeito a política sobre drogas haja vista este é o município onde a REMADD contabilizou a maior quantidade de casas destinadas a acolher dependentes químicos", frisou Júnior.

 O vereador Welington Sousa que esteve presente também parabenizou a atividade. "Estamos vivendo um novo momento de gestão neste município, e fica claro quando vemos o Executivo se preocupar em dar atenção a propostas da sociedade civil, participando, contribuindo e mobilizando as secretarias. Fui responsável pela elaboração de Leis sobre drogas para o município, desde 2013, e passo a acreditar que estas serão respeitadas a partir de agora", declarou o vereador Welington Sousa.

O diretor da CT Peniel, pastor Zé Carlos, agradeceu o apoio prestado pelas entidades e pelo poder público. "Nossa instituição é grata a Cruz Vermelha, pela destinação de jovens valorosos, pela Remadd que mais uma vez confirma sua postura de nossa representante junto ao poder público e a Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar que tem provado seu compromisso para com as casas de recuperação", disse o diretor.
   
Estiveram presentes também Carla Sousa, secretária adjunta de Direitos Humanos; Alex Garcês, coordenador de Juventude; Rubens Silva, coordenador de Políticas Socioinclusivas; Wena Raniele, secretária da Remadd; Karla Pinheiro, coordenadora da Mulher, e Erisson Sousa, chefe da divisão de enfrentamento a violência e drogas, que produziu a montagem do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário