sexta-feira, 15 de junho de 2018

DIA MUNDIAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO GANHA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL


Na manhã desta sexta-feira, 15, foi realizado no IESF – Instituto de Ensino Superior Franciscano – uma programação especial em alusão ao Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso.

Alunos da UNITI – Universidade da Terceira Idade de Paço do Lumiar - e aposentados luminenses participaram do evento organizado pelo PREVPAÇO – Previdência Social de Paço do Lumiar.

A pauta do evento foi marcada por palestras de conscientização contra à violência física, psicológica, bem como informações sobre o abuso financeiro e sexual.

Marilsa Justina é aluna da UNITI desde outubro de 2017, para ela, trabalhar o tema da violência é fundamental: “É de suma importância conscientizar as famílias e a sociedade em geral para valorizar o idoso, e não o maltratar. Este idoso ou idosa tem experiência de vida e muita coisa a contribuir. Não deve ser um elemento esquecido, mas valorizado”, afirmou.

Para o superintendente do PREVPAÇO, Carlos Antônio, a iniciativa serve como uma inclusão sociocultural: “Queremos e lutamos para que os idosos luminenses sejam mais honrados e respeitados. Eles não são pobres coitados, mas ativos, além disso, pagam impostos e geram renda.”

O prefeito Domingos Dutra (PCdoB) também marcou presença: “É um ato solene que traz uma reflexão importante para a sociedade. Hoje prestamos conta do que temos feito no município pensando no idoso, como a urbanização do trânsito, abrigo nas paradas, melhoria na rede de saúde. A prefeitura tem dado sua contribuição prestando serviços públicos e oferecendo momentos como este, no entanto, precisamos que a sociedade contribua, tratando bem os idosos e fazendo denúncias necessárias.

A secretária de Desenvolvimento Social, Nelzenir Maia, o Secretário de Direitos Humanos, José Vale e o Secretário de Educação, Paulo Roberto, também prestigiaram o evento, bem como a delegada titular Maria Eunice e o Defensor Público Marcos Monteiro, que aproveitou o momento para alertar os participantes do papel fundamental desse órgão: “A Defensoria tem o dever primário de atender aquelas pessoas que não têm condição financeira à assistência jurídica. Em Paço do Lumiar somos 3 defensores. Atuamos com as causas diretamente na justiça e também com casos extrajudiciais. O acesso à defensoria é feito direto pela população, ou quando é instigado por algum órgão público. A população pode dispor deste serviço na rua 130 do Maiobão.

Para finalizar o evento, um lanche foi servido a todos os presentes.
  
DADOS IMPORTANTES:

- Segundo o IBGE – Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística – já são quase 30 milhões de idosos no Brasil.

- De janeiro a setembro de 2017, a Promotoria de Defesa do Idoso recebeu 1565 denúncias no Estado do Maranhão. 61% dos casos de violência tiveram origem na família

- Há cada 10 minutos um idoso é agredido no Brasil.

Defensoria Pública de Paço Do Lumiar

Endereço: Rua 130, Quadra 98, Casa 15, Conjunto Maiobão.
CEP: 65137-000

Telefone: (98) 3237 2593    
Email: nucleopacolumiar@ma.def.br   

Nenhum comentário:

Postar um comentário