terça-feira, 8 de maio de 2018

Sábado é dia D da vacinação contra a gripe; 14 postos vão funcionar em Paço do Lumiar


Neste sábado, 12 de maio, será o Dia D da Vacinação Contra a Gripe. Em Paço do Lumiar, 14 postos de imunização estarão funcionando para atender à população em diversos pontos do município, em horário estendido, das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço (confira os locais no final do texto). A Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe, teve início no dia 23 de abril em Paço do Lumiar, onde a meta é imunizar cerca 21 mil pessoas que fazem parte dos grupos considerados mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. A campanha prosseguirá até 1º de junho.

“Neste sábado, 12 de maio, haverá uma mobilização para vacinar um maior número de pessoas. Quem não dispõe de tempo durante a semana terá uma boa oportunidade, pois os 14 postos funcionarão de manhã e à tarde, sem intervalo para o almoço. É muito importante a vacinação contra a gripe, principalmente para idosos, crianças e quem trabalha em contato com várias pessoas. A vacina ajuda a evitar muitas complicações pós-gripe, como a pneumonia”, observa o secretário de Saúde de Paço do Lumiar, médico Juarez Lima.

São considerados grupos mais sensíveis à gripe: pessoas a partir de 60 anos; crianças de seis meses a 4 anos; trabalhadores da área de saúde; professores das redes pública e privada; mulheres gestantes e até 45 dias após o parto; indígenas; pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes cumprindo medidas socioeducativas); profissionais do sistema prisional e portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza.

Os tipos de vírus incluídos para a campanha de 2018 são o H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata. Para se imunizar, é preciso apresentar documento de identificação com foto; cartão de vacinação, se tiver e, caso necessário, documento que ateste fazer parte do grupo de risco.

Efeitos colaterais

A vacina não costuma ter reações. Em poucos casos, a pessoa pode sentir uma pequena alergia na pele, no local da aplicação. Além disso, há quem pense que o imunizante provoca gripe, o que não acontece, uma vez que o vírus inativado não tem risco de contaminação.

Desde o início da campanha, o Ministério da Saúde já enviou pouco mais de 8 mil doses de vacinas para Paço do Lumiar, onde a meta é imunizar 90% do público-alvo da campanha, cerca de 19 mil pessoas. “À proporção que estamos vacinando, têm chegado mais lotes. Neste primeiro momento são vacinadas somente pessoas dos grupos indicados. No ano passado, o Ministério liberou depois para toda a população, mas não sabemos se isto ocorrerá novamente este ano”, explica a coordenadora de Imunização da Semed, Josy Andrade.

Ela orienta as mulheres que tiveram bebê há até 45 dias que levem documentação comprovando que são puérperas (registro de nascimento da criança, carteirinha de acompanhamento do pré-natal etc). Os portadores de doença crônica também têm de comprovar por meio de exames ou declarações. Os hipertensos têm de ter outra doença associada (cardíaca, renal etc). E os professores e profissionais de saúde têm de apresentar identidade funcional para se vacinar.

Saiba mais

- Em Paço do Lumiar, a expectativa é de que sejam vacinadas contra a gripe até 1º de junho cerca de 8 mil crianças de seis meses a 4 anos; cerca de 7 mil pessoas a partir de 60 anos e aproximadamente 2.800 portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza. Já os trabalhadores da área de saúde devem superar os 1.500.

- O sistema imune demora, pelo menos, alguns dias para contrapor a influenza. Nesse tempo, ainda há o risco de contaminação do vírus. A eficácia da vacina contra o influenza chega ao máximo em 70%, isto é, há poucos casos em que ela não surte efeito. Mesmo assim, é importante porque ajuda a evitar muitas complicações decorrentes da gripe, como a pneumonia.
  
CONFIRA OS 14 LOCAIS DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE NO DIA D EM PAÇO DO LUMIAR

Todos funcionarão das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço

  1. Vila São José
  2. Canaã
  3. Pirâmide
  4. Safira
  5. Tambaú
  6. Maiobão
  7. Paranã
  8. Pindoba
  9. Vila São Pedro
  10. Iguaíba
  11. Sede
  12. Rita de Cássia
  13. Mojó
  14. Itapera


Nenhum comentário:

Postar um comentário