quinta-feira, 10 de maio de 2018

Prefeitura de São Luís promove atividades no Centro-Dia Infantil para festejar o Dia das Mães


Mães de crianças beneficiárias dos serviços ofertados pelo Centro-Dia Infantil, iniciativa desenvolvida pela Prefeitura de São Luís, foram homenageadas, nesta quinta-feira (10), em comemoração ao Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (13). A ação proporcionou um momento de interação e socialização para o fortalecimento de vínculos entre mães e filhos e, ainda, promoveu a aproximação entre as famílias beneficiárias e os colaboradores da entidade. O Centro-Dia Infantil é coordenado pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) e foi entregue há pouco mais de dois meses pelo prefeito Edivaldo reforçando as ações de assistência social que vêm sendo colocadas em prática pela gestão municipal.

A celebração às mães contou com atividades de embelezamento, lanche coletivo, recreação, exibição de vídeos, palestras, sorteios de brindes, entre outras ações. A titular da Semcas, Andréia Launade, destacou a celebração como mais uma atividade realizada com o propósito de dar às mães e filhos um convívio ainda mais harmonioso e, ainda, fortalecer a confiança entre a equipe de trabalho e as famílias beneficiárias da ação.

"O Centro-Dia Infantil já trabalha com esse viés de orientar as famílias, principalmente as mães, sobre como cuidar melhor de seus filhos com microcefalia e outras deficiências. E esta homenagem é mais que justa, pois são elas as primeiras a buscar por melhorias para seus filhos e a correr atrás para garantir que seus direitos sejam plenamente atendidos", observou a secretária.

Instituído pela Prefeitura de São Luís, o Centro-Dia Infantil tem exatamente a finalidade de proporcionar às famílias o fortalecimento de vínculos, o conhecimento sobre as deficiências de seus filhos, para que estes sejam melhores cuidados e atendidos dentro de suas necessidades sociassistenciais.

"Buscamos realizar uma celebração na qual envolvêssemos tanto as mães e seus filhos, como a nossa equipe de trabalho. A ideia é ofertar a elas momentos de descontração fora do cotidiano que enfrentam com muita diligência, mas sabemos que é cansativo", afirmou a coordenadora do Centro- Dia Infantil, Mayana Sousa.

 A mãe do pequeno João Davi, 2 anos, Lidiane Barbosa Chaves, fez questão de participar da celebração com seu filho. "A homenagem mostra a atenção e o respeito que a instituição tem por todas nós. Foi um momento muito alegre e nós nos divertimos bastante", disse ela.

"Eu acabei de chegar com meu filho ao Centro-Dia e já me sinto especial com uma homenagem tão bonita como essa. Isso demonstra a preocupação que a instituição tem de nos fazer felizes ao lado de nossos filhos, não importa a deficiência que ele tenha", disse a dona de casa Joana Rego, mãe de Caroline Rego, 2 anos.

SERVIÇO

O Centro-Dia Infantil é voltado ao atendimento de crianças de 0 a 6 anos com deficiência, prestando atendimento na área da Assistência Social, prioritariamente aos pequeninos nascidos com microcefalia e outras deficiências associadas, como o autismo, por exemplo. O serviço é fruto de convênio celebrado entre a Prefeitura e o Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado e o Centro Educacional e Social São José Operário, onde funciona o Centro-Dia Infantil, na Cidade Operária.

O espaço é dotado de toda estrutura, onde são prestados atendimentos por uma equipe multidisciplinar, capacitada e diferenciada, composto de assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, profissionais da competência da assistência social, além de cuidadores e auxiliares de cuidadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário