sábado, 19 de maio de 2018

IBGE APRESENTA DADOS PRELIMINARES DO CENSO AGROPECUÁRIO EM PAÇO DO LUMIAR


O município de Paço do Lumiar foi um dos que mais cresceram nos últimos 10 anos no Maranhão e esta expansão continua. Esta é uma das conclusões da equipe de técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que se reuniu nesta sexta-feira com o prefeito Domingos Dutra (PCdoB); a vice-prefeita Maria Paula Azevedo; o secretário municipal de Agricultura, Raimundo João Filho, e assessores da Prefeitura, para repassar informações sobre o Censo Agropecuário 2017 realizado em Paço do Lumiar.

“A reunião é necessária para que a prefeitura tenha informações preliminares do trabalho no município. Esta é a terceira realizada em Paço pela comissão”, explicou o técnico do IBGE, João Márcio Mendonça, que integra a Comissão Municipal de Geografia e Estatística, coordenadora do censo em Paço do Lumiar.

Para o prefeito Domingos Dutra, os números são importantes para se identificar a situação agrícola do município e se traçar políticas públicas de incentivo ao setor. “Aqui em Paço temos realizado ações de apoio aos pequenos agricultores e estes dados do censo vão nos ajudar neste trabalho, com certeza”, assinalou.

Em média, foram preenchidos cerca de 1.000 questionários no censo agropecuário de Paço do Lumiar. As informações agora serão analisadas e começarão a ser divulgadas em julho deste ano. Até julho de 2019 será concluída a divulgação de todos os resultados do censo agropecuário.

Preliminarmente, foi identificado um aumento no número de estabelecimentos agropecuários no município voltados para suprir o crescimento da demanda por alimentos em Paço do Lumiar e nas demais cidades da Região Metropolitana, em relação ao último censo agropecuário, realizado em 2007. Neste contexto, os recenseadores confirmaram a existência de um grande polo horticultor que abastece supermercados e feiras da região, e também o aumento da lavoura permanente, principalmente de acerola e coco d'água.

Foram detalhados ao prefeito e sua equipe o quantitativo de estabelecimentos agropecuários do município; as áreas produtivas, como elas estão divididas; as características dos produtores rurais do município, da pecuária, bem como as principais culturas plantadas no município.

Município em crescimento

Durante a reunião foi informado também à Prefeitura de Paço do Lumiar que o IBGE já está se preparando para o censo demográfico no município, cuja coleta de dados terá início em agosto de 2020. No momento está sendo realizada a atualização da base territorial para identificar as mudanças na expansão urbana do município nos últimos 10 anos.

“Estamos atualizando os dados de Paço do Lumiar, os mapas, colocando as novas ruas, os novos bairros, preparando a base cadastral para iniciar a coleta. Este é um dos municípios que mais cresceram nos últimos 10 anos e continuam em expansão no Maranhão”, afirmou o técnico do IBGE, João Márcio Mendonça.

O Censo Agropecuário 2017 vai subsidiar a implantação do cadastro de estabelecimentos agropecuários e do Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias. Isto permitirá a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários, que irá a campo, anualmente, captar dados pormenorizados sobre receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, uso de agrotóxicos, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo, entre outros temas.

Saiba mais

- O objetivo do Censo Agropecuário, que chega à sua 10ª edição, é mostrar a realidade da produção agropecuária brasileira. As atividades do censo começaram no dia 1° de outubro e seguiram até fevereiro deste ano no Maranhão e em todo o país.

- Paço do Lumiar foi o segundo município da Região Metropolitana de São Luís em número de estabelecimentos agropecuários visitados, com mais de 400 locais. São Luís apareceu em primeiro lugar, São José de Ribamar em terceiro e Raposa em quarto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário