quinta-feira, 5 de abril de 2018

'Todos por São Luís' realiza oficina de Comidas Típicas no bairro Gancharia


Um dos maiores atrativos turísticos de São Luís, a comida típica é repleta de sabores. Assim, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), propaga o conhecimento secular da cultura gastronômica para bairros contemplados pelo programa 'Todos por São Luís', que oferece à comunidade serviços em diversas áreas, de forma gratuita. O curso de comidas típicas foi ministrado no bairro Gancharia nesta quarta (4) e quinta-feira (5). A preparação de arroz de cuxá e de maria isabel, torta de camarão, caranguejo e escondidinho de carne de sol, para a degustação, marcou o encerramento do curso. O 'Todos por São Luís' terá sua culminância sábado (7), das 8h às 12h, no mesmo bairro.

"A oficina proporciona a possibilidade de geração de renda, então, nada melhor que entender como preparar alimentos de uma forma saudável. A capacitação aborda desde cuidados na hora de preparar refeições até a relação cultural destes pratos com a cidade", explica a secretária de turismo, Socorro Araújo.

Na quarta-feira (4), as 25 pessoas que fazem parte do curso aprendem na teoria, com a instrutora Letícia Bogéa, o básico da culinária, como a limpeza dos ingredientes e boa conduta na manipulação dos materiais. Na segunda parte, nesta quinta-feira (5), os alunos colocaram em prática tudo que aprenderam, com o auxílio da instrutora. "Essa parte é a que os alunos mais gostam. A gente prepara mais de cinco pratos diferentes e todos provamos no final. A gente ensina a teoria e também a prática", conta Letícia Bogéa.

A dona de casa Aldilene Rodrigues, 27 anos, participa dos cursos da Prefeitura pela terceira vez e diz estar pensando mais à frente com esta nova oportunidade. "Quero aprender e aplicar para abrir um negócio de comida típica. Já trabalhei em restaurantes mas não tinha conhecimento destas receitas maranhenses e aqui estou me capacitando", disse a jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário