sexta-feira, 27 de abril de 2018

Prefeitura de São Luís e sociedade discutem Plano de Manejo do Parque do Bom Menino em audiência pública


Audiência pública reuniu moradores, membros dos conselhos comunitários e do poder público para apresentação do Plano de Manejo do Parque Esportivo e Recreativo do Bom Menino. Na ocasião do evento organizado pela Prefeitura de São Luís, realizado na tarde desta quarta-feira (25), foram tratadas as formas de utilização do parque e critérios propostos no plano. O público participou com sugestões que poderão compor o documento final. O Parque do Bom Menino é uma Unidade de Conservação criada há cinco anos, que tem finalidade esportiva, de lazer e preservação ambiental.

A comunidade está integrada ao processo de elaboração do plano, desde a sua primeira etapa de elaboração. Participaram ainda organismos da sociedade civil, entidades culturais, esportivas e poder público. As ações sugeridas no plano foram traçadas de acordo com a experiência e o interesse das pessoas que utilizam parque. As propostas discutidas em audiência serão analisadas para incorporação ao documento, seguida da conclusão, publicação e execução das ações.

A titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Maluda Fialho, destacou o momento para a consolidação das formas de uso e preservação da área. "A participação popular nesse processo tem sua relevância por ser este segmento que mais usufrui do local para atividades diversas. As sugestões recebidas aqui poderão ser incorporadas, com fins a reforçar a contribuição para o melhor uso desta unidade de conservação", disse.

Moradora do Centro e frequentadora do espaço, a empresária Ivaneide Delgado, 54 anos, avaliou o significado da audiência. "Esse é o momento em que podemos ser atores diretos para que este parque seja preservado, pois, este é um espaço com a adequada estrutura e segurança para a prática de atividades esportivas e de lazer. É preciso que possamos refletir sobre a importância dele para utilizar da melhor forma possível e preservar", ressaltou.

A audiência é mais um espaço para dar vez e voz às comunidades e momento para manifestações pela preservação e mais cuidado com a área, reforça Maria José de Castro, que também utiliza o parque e participou do evento, representando a comunidade. "Nós também temos nossa responsabilidade e precisamos estar juntos com o poder público para que este parque se mantenha, pois é nosso. É um bem da população", destacou. O Plano de Manejo foi elaborado em fases incluindo diagnósticos do meio físico, biológico e social, conforme determina o Ministério do Meio Ambiente.

No documento estão estabelecidas as normas, restrições de uso, ações a serem realizadas e formas de manejo dos recursos naturais do parque, na área interna e em seu entorno. A elaboração, coordenada pela Semmam, integra as secretarias de Educação (Semed), de Desporto e Lazer (Semdel), de Obras e Serviços Públicos (Semosp), de Turismo (Setur), de Saúde (Semus), de Segurança com Cidadania (Semusc-Guarda Municipal) e o Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur).

PRESERVAÇÃO

A Prefeitura de São Luís mantém um cronograma para manutenção do Parque do Bom Menino que agrega ações do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, que realiza capina e roçagem mensalmente. Agentes de limpeza fazem a varrição, recolhimento e troca dos sacos de lixo das papeleiras (lixeiras) instaladas no parque três vezes por semana; e a coleta de resíduos é feita diariamente, no turno noturno.

Por meio do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur) é feita a manutenção das espécies de plantas, assim como as podas. Cabe à Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel) a manutenção dos espaços esportivos, a exemplo das quadras. O Parque do Bom Menino foi inaugurado em 1969, ocupando área de mais de 48,8 mil m² e está localizado no bairro Apicum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário