quarta-feira, 28 de março de 2018

Semana Santa: Prefeitura de São Luís intensifica entregas do programa Peixe Solidário


Integrando as ações do período da Semana Santa, a Prefeitura de São Luís intensificou as entregas do programa Peixe Solidário que somente este ano já beneficiou aproximadamente 51 mil famílias com ações desde o dia 15 março. A iniciativa soma no combate à insegurança alimentar e acesso à alimentação adequada e nutritiva, atendendo famílias em vulnerabilidade social. Além do Peixe Solidário, a Prefeitura de São Luís mantém o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ambos contribuem para diminuir a desnutrição de pessoas que se encontram em estado de insegurança alimentar e nutricional.

Por ocasião da Semana Santa, em que o pescado é mais procurado, a Prefeitura intensificou a distribuição para que mais famílias possam ter acesso ao alimento e tenham uma refeição adequada. A meta do programa Peixe Solidário é que sejam distribuídas 200 toneladas de pescado para 100 mil famílias até o encerramento da ação, o que deve acontecer até a primeira quinzena de abril.

Na terça-feira (27), foram contempladas famílias na Vila Ariri, Vila Cruzado, Vila Ayrton Sena e Itapera, totalizando cerca de 12 toneladas de peixe distribuídos. A próxima entrega está prevista para o dia 2 de abril.
  
SEGURANÇA ALIMENTAR

O PAA é outra iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo que fortalece a política de segurança alimentar, além de estimular a produção da agricultura familiar. As cestas de alimentos incluem mais de 30 gêneros alimentícios como frutas, verduras e hortaliças. São produtos hortifrutis da agricultura familiar das regiões de Matinha, Cinturão Verde e Tajipuru. Desde sua criação, em maio de 2015, até dezembro do ano passado, foram 520 toneladas de alimentos distribuídos a milhares de famílias.

A secretária municipal de Segurança Alimentar (Semsa), Fatima Ribeiro, reforçou que "o objetivo é promover a saúde e qualidade de vida, com alimentos que auxiliam no combate às carências nutricionais da população, em mais um esforço da gestão para garantir o alimento a quem precisa". Além do alimento às famílias, o PAA estimula a pequena produção agrícola gerando trabalho e renda às comunidades produtoras.

Os beneficiários dos programas de alimentação da Prefeitura são da rede socioassistencial atendida pela gestão do prefeito Edivaldo e também, a população em situação de insegurança alimentar - escolhidos por meio do trabalho de monitoramento de dados socioeconômicos da cidade, realizado pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário