terça-feira, 13 de março de 2018

Produtores terão aulas de planejamento e administração rural em Paço do Lumiar

Uma parceria entre a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) garantiu na manhã desta terça-feira (13), na Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Paço do Lumiar, o início de mais um programa importante destinado aos produtores locais. Trata-se do planejamento e da administração de pequenos negócios rurais por meio do Programa Negócio Certo Rural.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Raimundo João Filho, o Negócio Certo Rural é um programa gratuito de capacitação em planejamento e administração de pequenos negócios rurais que auxilia os participantes, tanto na melhoria de negócios existentes quanto na implantação de novas atividades. "O objetivo é estimular os empreendedores rurais a inovarem em produtos e serviços já existentes nas propriedades e até mesmo na criação de novas oportunidades", destacou o secretário.

O prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), que participou da primeira palestra que marcou o início do programa no município, destacou a importância do curso para o desenvolvimento da agricultura local. “O produtor precisa ter consciência do que está fazendo na sua propriedade. O planejamento rural, como sabemos, é um dos principais fatores que determinam o sucesso da atividade agropecuária exercida. Queremos ver nossa agricultura se expandir a ponto de não haver mais necessidade do nosso estado importar produtos. Por exemplo, nós somos os maiores produtores de coco d’água do Maranhão, no entanto, o comércio de São Luís e de cidades vizinhas importam de outros estados. Precisamos evoluir e ganhar o mercado", observou o prefeito.

Carga horária

O curso conta com mais de 40 participantes, que terão 40 horas de treinamento e 6 horas de consultorias nas propriedades. A carga horária será dividida em cinco encontros, com intervalos de uma semana.

As tarefas práticas envolvem a realização do diagnóstico da propriedade, identificação de novas ideias de negócio a partir de sua realidade e das potencialidades da região, além de busca de informações para avaliar e elaborar um plano de negócios.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Paço do Lumiar, Alex Pereira, o Negócio Certo Rural vai mudar a forma de muitos agricultores trabalharem. "Aqui todo mundo sabe lidar com a terra, mas hoje precisamos de ajuda tecnológica e de algumas técnicas. E para isso precisamos, sim, de ajuda. Agradeço à iniciativa da prefeitura em nos oferecer esse curso. Eu tenho a absoluta certeza de que o trabalho de todos nós vai mudar para melhor”, declarou Alex Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário