terça-feira, 20 de março de 2018

Futuros agentes de trânsito de Paço do Lumiar passam por treinamento


Teve início nesta segunda-feira, 19, o curso de capacitação para seis servidores concursados da Prefeitura de Paço do Lumiar que desempenharão temporariamente a função de agentes de trânsito no município e para funcionários do Departamento de Trânsito do Município. As aulas estão sendo ministradas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em parceria com o Batalhão de Polícia Rodoviária Militar (BPRV), no Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), no Maiobão.

Graças ao empenho do prefeito Domingos Dutra (PCdoB), Paço do Lumiar está finalizando o processo de municipalização do trânsito junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e a presença de agentes nas vias públicas para fiscalizar condutores e pedestres é uma das exigências para este processo.

“Os seis (6) agentes de trânsito foram escolhidos entre servidores concursados da Prefeitura - ou seja, funcionários efetivos do Município - que manifestaram vontade de desempenhar a função de forma emergencial enquanto a Prefeitura providencia o concurso público para agentes de trânsito, cujo edital deverá sair em breve”, explicou o secretário municipal de Infraestrutura, Pádua Nazareno, acrescentando que essa seleção interna é legal, prevista no Código de Trânsito Brasileiro. “É uma prática que vem sendo adotada desde 1989 por centenas de prefeituras brasileiras que passaram pelo processo de municipalização do trânsito, até que houvesse o concurso. Em São Luís foi assim”, lembra Pádua Nazareno.

A responsabilidade da fiscalização do trânsito nas vias sob jurisdição de Paço do Lumiar é do Município.  Os seis servidores começarão a desempenhar a função de agentes de trânsito a partir das próximas semanas. “Inicialmente, eles farão um trabalho educativo juntos aos condutores e pedestres”, ressaltou Pádua Nazareno. Eles trabalharão durante 12 meses, prazo que poderá ser prorrogado por mais 12, até a realização do concurso público e nomeação dos concursados. Ao final desse prazo, os seis servidores voltarão às suas funções originais, dando lugar aos concursados.

CAPACITAÇÃO

O curso de capacitação busca preparar os agentes para lidar com situações cotidianas do trânsito e fazer com que estejam a par do que determina o Código de Trânsito Brasileiro.
  
O curso tem uma semana de duração e é composto por oito módulos de aprendizagem com aulas teóricas sobre Sistema Nacional de Trânsito, Penalidades, Acidentes, Operações, Crimes, Infrações e Normas de Trânsito. Na etapa final do curso, os alunos participarão de uma aula prática, durante uma operação fiscalizatória da BPRV.

Para o coordenador de Trânsito de Paço do Lumiar, Renato Ribeiro, o curso de capacitação dos agentes é essencial para a execução do trabalho. “A previsão é de que até o fim de abril Paço do Lumiar já esteja integrada ao Sistema Nacional de Trânsito. Com o trânsito municipalizado e as ruas e avenidas sinalizadas realizaremos, primeiramente, um trabalho educativo com a população, só depois iniciaremos a fiscalização do trânsito. O curso do Detran-MA e BPRV é importante porque nos prepara para lidar com essa mudança”, afirmou o coordenador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário