quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

São Luís: Prefeitura intensifica serviços de manutenção do sistema de drenagem

Para minimizar os impactos das chuvas em áreas da cidade, a Prefeitura de São Luís reforçou os serviços de limpeza de canais, bueiros e galerias. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) iniciou os trabalhos pelos bairros da Cohab, Areinha, Coroadinho, Avenida dos Africanos e Renascença II. O trabalho favorece o funcionamento adequado do sistema de drenagem, evitando alagamentos e preservando a qualidade da pavimentação das vias.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, destacou a importância dos serviços, especialmente durante o período chuvoso. "Por orientação do prefeito Edivaldo estamos intensificando os trabalhos em pontos estratégicos da cidade, a fim prevenir os alagamentos. É uma ação que favorece também a mobilidade nas principais avenidas da cidade, evitando que o congestionamento nas vias seja provocado por pontos de alagamentos e promovendo maior durabilidade do pavimento", disse.

Entre os serviços em andamento estão a desobstrução de bueiros na Avenida dos Africanos, nas proximidades da escola Darcy Ribeiro, e no elevado da Cohab; a limpeza de galerias na Avenida Kennedy, na Areinha e no Anel Viário; a desobstrução mecanizada no Canal do Rio das Bicas, no Coroadinho; e a execução de proteção do meio-fio com cimento para conter a erosão, serviço realizado nas proximidades da área de reserva ambiental, localizada próxima ao elevado da Cohama.

A desobstrução dos canais é realizada de forma mecanizada, por meio de retroescavadeiras, e o trabalho tem o objetivo de remover entulho e outros resíduos sólidos descartados irregularmente, que impendem o escoamento adequado das águas pluviais. Já a limpeza de bueiros e galerias é realizada como caminhão hidrojato, que tem capacidade de eliminar até 10 toneladas de resíduos.

Além de bairros como Areinha e Coroadinho, outras áreas da cidade já foram contempladas com os serviços. O trabalho preventivo e de manutenção do sistema de drenagem já foi executado no São Cristóvão, no canal localizado ao fim da Avenida 2; e no canal afluente do Rio Paciência, nas proximidades da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Os serviços também já contemplaram moradores de bairros como o Vicente Fialho, Turu, Renascença, Angelim, Cohatrac, Planalto Anil, São Bernardo, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário