quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Prefeitura de São Luís desobstrui canal do Coroadinho e retira cerca de 15 mil toneladas de resíduos

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), esta dando prosseguimento à limpeza de canais e bueiros na cidade, realizando a desobstrução de um trecho do canal do Coroadinho contíguo à Unidade de Educação Básica Darcy Ribeiro. A obstrução do canal ameaçava provocar inundações de ruas e moradias em pelo menos três importantes regiões do Sacavém, Salinas, Coroado e Coroadinho.

Pelo menos 15 toneladas de material foram retiradas pelos equipamentos utilizados pela Semosp na extensão de 200 metros do canal, na margem da Avenida dos Africanos. Em alguns pontos estão sendo substituídas manilhas e caneletas para permitir maior vazão da água.

O cronograma de limpeza do canal do Coroadinho segue o plano implementado pelo prefeito Edivaldo para conter ameaças de inundação em várias partes da cidade. "Esse é um trabalho de rotina que a Prefeitura, por orientação do prefeito Edivaldo, mantém na cidade. Neste período, elegemos algumas prioridades, mas os trabalhos seguem um cronograma previsto para atender a todas as áreas, evitando transtornos", disse o secretário da Semosp, Antonio Araújo, que acompanhou o início dos trabalhos no local.

Segundo o plano, dentro do prazo de seis meses a limpeza deve alcançar efetivamente todos os 37 canais importantes existentes em São Luís. Com o sistemático despejo de material de construção descartado por moradores das proximidades, o canal do Coroadinho apresentava vários trechos com elevado índice de assoreamento. Além da retirada de material, a equipe da Semosp prossegue com a desobstrução das boca de lobo, permitindo melhor escoamento das águas pluviais.
  
LIMPEZA

Desde o mês de outubro do ano passado, a Prefeitura de São Luís vem realizando limpeza preventiva dos canais da cidade para evitar alagamentos com atenção especial em pontos críticos. Pelo menos em dois pontos da região do Polo Coroadinho, a Semosp tem concentrado esforços para evitar transtornos.

Segundo o secretário, os trabalhos que também estão sendo feitos no canal do Rio das Bicas e que impactam a região do Polo Coroadinho, seguem dentro da metodologia de execução. Neste período, a Semosp tem realizado abertura de vias de acesso para que as máquinas procedam com a limpeza em novos pontos. No período de uma semana, mais de 1, 5 quilômetro do canal entre o Coroadinho e Parque Pindorama passaram por limpeza e desassoreamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário