segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Prefeitura de Paço entrega a ponte de Itatuaba e assina ordem de serviço em Iguaíba

Como parte da programação de aniversário do Município de Paço do Lumiar, o prefeito Domingos Dutra (PCdoB), acompanhado de uma comitiva de secretários municipais e de um grupo de jornalistas, inaugurou na sexta-feira, 12, a Ponte de Itatuaba, assinou ordem de serviço para recuperação da Estrada da Fazendinha e visitou o local onde será perfurado o poço artesiano no Porto de Iguaíba.

O prefeito e a comitiva também percorreram os principais pontos da zona rural que receberam melhorias da atual gestão. O roteiro começou pelo Porto de Salina, onde a prefeitura com apoio da sociedade civil revitalizou a rampa de acesso à beira-mar, melhorando o escoamento de peixes e mariscos.

Em seguida, o prefeito fez uma rápida parada no Porto de Mocajutuba, que está de cara nova depois da pintura e pequenos reparos feitos na praça do porto, que é palco do maior festejo da região, o Festival do Caranguejo, que já começou e vai até o dia 15 de janeiro.

"Nesta região de Mocajutuba já fizemos muitas melhorias. Inauguramos uma escola de tempo integral na comunidade do Cotovelo, que estava há 17 anos fechada, inauguramos uma grande quadra poliesportiva, cuja obra estava abandonada, construímos um porto para as marisqueiras e todas as pessoas que desembarcam caranguejo nessa área, fizemos intervenções no cemitério e estamos melhorando o acesso a essa comunidade. As melhorias começam na MA-204 e vão até a praça do Mocajutuba. Com a estrada em boas condições, com toda certeza, teremos um grande número de visitantes neste fim de semana quando acontece o tradicional Festival do Caranguejo. Então, estamos fazendo tudo o que é possível9s nos quatro cantos do Município mesmo com essa crise financeira que o pais enfrenta", disse o prefeito Dutra.

FAZENDINHA

Saindo do Mocajutuba, a comitiva foi até o bairro do Iguaíba, onde aconteceu a assinatura de ordem de serviço para a melhoria da estrada vicinal da Fazendinha, principal via de escoamento de produtos agrícolas da área, principalmente cocos d’água. Serão cerca de 10 quilômetros de estrada, que vão ligar o Iguaíba ao Mocajutuba. A obra é uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado, por meio da Gerência de Inclusão Socioprodutiva da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

Segundo o gerente de Inclusão Socioprodutiva, Ricardo Ady, o prefeito Dutra teve um papel importante nessa conquista junto ao Estado.

"Faço questão de destacar o empenho do prefeito Domingos Dutra para garantir essa melhoria à comunidade do Iguaíba. Por várias vezes o prefeito nos procurou, pedindo recursos para essa obra e depois que conseguiu o benefício, ele vem acompanhando pessoalmente todo o processo até aqui. Sem sombra de dúvidas é um prefeito atuante", destacou o gerente.

As melhorias na Estrada da Fazendinha eram um desejo antigo dos moradores, que todos os anos faziam uma espécie de vaquinha, para deixar a via transitável, foi o que relatou o representante dos produtores rurais de Iguaíba, Américo Azevedo.

"Este ano não vamos fazer vaquinha. Pela primeira um gestor ouviu nossos apelos, estou muito satisfeito com essa conquista", acrescentou Américo.

ITATUABA

Encerrando o dia, o prefeito Domingos Dutra inaugurou a ponte sobre o Rio Grande, na Rua Itatuaba, em Iguaíba. O prefeito decidiu homenagear um antigo morador da região que morreu há alguns meses e batizou a obra de Ponte Boca Rica, em alusão ao apelido do morador falecido.

"Fui advogado em 1986 quando havia tentativa de grilagem de terra e lembro bem desse rio, infelizmente ele foi assoreando e acabou interditando a via, que é uma das principais aqui da comunidade. Hoje eu volto aqui com muito orgulho para entregar uma grande melhoria. Eu me sinto muito feliz", destacou o prefeito.

A rua era intransitável, sempre que chovia os moradores ficavam ilhados. "Era um verdadeiro sofrimento", foi o que disse a dona de casa Enara Carla Silva. "Quando chovia, as nossas crianças precisavam passar por dentro do rio para chegarem à escol. Era de partir o coração. Todos os prefeitos que passaram por Paço do Lumiar ignoraram nossos problemas, ninguém nunca olhou para o Iguaíba como o prefeito Dutra", acrescentou a dona de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário