segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Paço do Lumiar realiza com êxito a 2ª conferência municipal de educação

Com muitos debates e discussões dos participantes, a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Fórum Municipal de Educação e com o Conselho Municipal de Educação, realizou na sexta (26) e sábado (27) a 2ª Conferência Municipal de Educação (Comep) 2018. O evento é preparatório para as etapas estadual e nacional teve como tema “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica, no contexto do Plano Municipal de Educação”.

Durante os dois dias de evento, realizado no Instituto de Educação Superior Franciscano (Iesf), os participantes da 2ª Comep avaliaram o cumprimento do Plano Municipal de Educação, suas metas e estratégias, e propuseram políticas e ações em benefício do sistema educacional luminense. Também foram analisados os planos de educação estadual e nacional, os resultados da implementação e feitas propostas de atualização.

A 2ª Comep precede e mobiliza discussões acerca do principal objetivo da Conferência Maranhense de Educação (Comae), a ser realizada em abril, que avaliará o Plano Estadual de Educação, que foi elaborado, aprovado e sancionado pela Lei nº 10.099/14, já que toda e qualquer alteração no plano instituído deve contar com uma ampla discussão social.

O secretário municipal de Educação, Fábio Rondon, lembrou que as conferências de educação vêm se consolidando como instrumentos democráticos de participação popular na definição da política educacional do país. “Aqui há uma interação democrática entre sociedade civil e governo. E por meio do debate estão sendo construídas propostas para a definição e implementação de políticas públicas para a educação, para o cumprimento das metas do Plano Municipal de Educação”, explicou o secretário.

O prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), ressaltou na abertura que a conferência municipal é muito importante para assegurar a participação democrática. “Minhas boas-vindas aos educadores e demais participantes. Aqui destaco a importância de uma educação de qualidade, ao mesmo tempo que reforço o compromisso da Prefeitura de Paço do Lumiar e a necessidade do comprometimento de todos os envolvidos para cada vez mais melhorarmos os índices educacionais em nosso município”, afirmou o prefeito Dutra.

Monitoramento e avaliação

O Plano Municipal de Educação (PME) foi elaborado de acordo com Plano Nacional de Educação (PNE), buscando atender à realidade e as particularidades do município e contribuir com a melhoria da qualidade da educação. Durante a conferência, foram analisados os planos de educação (municipal, estadual e nacional), os resultados da sua implementação e também houve propostas de atualização, observando metas e estratégias para a melhoria das políticas educacionais.

Para a secretária-adjunta de Educação de Paço do Lumiar, Isanea Dias, o monitoramento e a avaliação do Plano Municipal de Educação são fundamentais. “Este processo assegura que as políticas públicas educacionais sejam executadas e os objetivos alcançados. Aqui em Paço desenvolvemos o plano com melhoria das unidades escolares, capacitação permanente de professores e aprimoramento do material técnico-pedagógico”, observou.

Além do monitoramento e da avaliação feitos com base no documento-referência, foram discutidos os eixos da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário