domingo, 3 de dezembro de 2017

Prefeitura de Paço do Lumiar deu posse aos membros do conselho municipal de meio ambiente

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 30, o prefeito de Paço do Lumiar Domingos Dutra (PCdoB) deu posse aos membros do primeiro Conselho Municipal do Meio Ambiente, sendo 15 titulares e 15 suplentes, todos indicados por entidades do Poder Público e da sociedade civil. A posse ocorreu no auditório do Instituto de Educação Superior Franciscano (IESF), no Maiobão, e contou com a presença do secretário de Meio Ambiente de Paço, Renato Gomes, estudantes e diversos representantes de entidades envolvidas com o setor ambiental.

O prefeito Dutra agradeceu ao secretário e todos os conselheiros que representam o poder público, entidades comunitárias e de classe, organizações não-governamentais ambientais e associações empresariais. “Este é um conselho de grande responsabilidade. Nós, em Paço, buscamos um desenvolvimento sustentável, preservando nossa maior riqueza, que é a natureza, nossas águas, nosso meio ambiente", destacou.

O prefeito observou que, a partir de agora, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semap) vai poder cuidar do licenciamento e fiscalização ambiental de todos os empreendimentos de Paço do Lumiar. "Este colegiado tem uma grande responsabilidade a partir de agora, que é ajudar a cuidar, proteger e fiscalizar para evitar a degradação ambiental no nosso município”, ressaltou Dutra.

PASSO IMPORTANTE

O secretário Renato Gomes destacou que foi um passo importante a criação do conselho e a posse dos conselheiros. “O conselho faz parte do Sistema Municipal de Meio Ambiente de Paço. Ajudará a elaborar projetos e nas articulações para definir a política sustentável do município que será aplicada pela secretaria, a qual não existia nas gestões anteriores em Paço do Lumiar. Conto com o apoio de todos vocês e de toda a equipe da secretaria”, afirmou Renato Gomes.

Entre os desafios, o secretário de Meio Ambiente de Paço citou como um dos principais a melhor destinação dos resíduos sólidos, com a implantação da coleta seletiva. 

A secretária-adjunta de Desenvolvimento Sustentável do Maranhão, Liene Soares Pereira, destacou que a política pública do meio ambiente só se efetiva se houver o Conselho Municipal de Meio Ambiente. "É necessário o tripé Secretaria, Fundo Municipal e Conselho", explicou.

O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Paço do Lumiar é um órgão colegiado autônomo e paritário, com caráter consultivo normativo e deliberativo. É constituído por conselheiros que participam de reuniões ordinárias uma vez por mês. Também tem como atribuições aprovar normas, critérios, parâmetros, padrões e índices de qualidade ambiental.

COMPOSIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE PAÇO DO LUMIAR

Renato Gomes (Semap)
Leones Costa dos Santos (Semapa)
Walburg Ribeiro Gonçalves (Sinfra)
Manoel Lacerda Filho (Semed)
Alan Jones Martins (Semus)
João Batista de Araújo (SAAE)
José Ribamar de Araújo Dias (PGM)
Drielle Alice Silva (Câmara Municipal)
Lídio Nojosa (CREA)
Eudes Cunha (Sema)
Vera Lúcia de Barros (IESF)
Rosinete Neves (Sind. Trabalhadores Rurais)
José Ribamar Pereira (Assoc. Comercial de Paço)
Abdenago da Silva (Colônia de Pescadores Z-12)
Deuziane dos Santos (Cooper. dos Catadores)

Nenhum comentário:

Postar um comentário