sábado, 16 de dezembro de 2017

Alunos de Paço participam de oficina de robótica

Cerca de 70 alunos do 8º e 9º anos de escolas de Paço do Lumiar participaram nesta quinta-feira, 14, de uma oficina de robótica na UEB Jose Maria Ramos Martins. Os estudantes, a maioria de 13 a 15 anos, montaram as peças dos kits de robótica e trocaram experiência entre si e com os professores. A oficina foi uma preparação para a Mostra Educacional Luminense: Um Olhar para os Projetos, a ser realizada no próximo dia 20, quarta-feira, no Viva Maiobão, a partir das 15h.

Atualmente, cerca de 6 mil alunos do ensino fundamental têm aulas de robótica em 22 escolas de Paço do Lumiar. A ideia, a partir de 2018, é chegar a todas as escolas, por meio do projeto Robótica Itinerante.

“A robótica tem sido um meio muito eficiente de aliar a teoria à prática, além de facilitar o aprendizado de ciências exatas e do inglês”, afirma o coordenador de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar (Semed), Raimundo Conrado.

Para a aluna Melissa, 14 anos, da UEB José Maria Ramos, o contato com a robótica despertou nela o interesse pela área eletrônica. “Gostaria muito de seguir estudando robótica e de trabalhar nessa área”, afirmou a aluna.

BOM RENDIMENTO

O secretário municipal de Educação de Paço do Lumiar, Fábio Rondon, observa que o rendimento nas aulas de robótica tem sido muito bom, principalmente porque a tecnologia, principalmente por meio dos smartphones, já é realidade no dia a dia da maioria dos alunos.

“É um conteúdo inovador para as escolas de Paço do Lumiar, graças ao empenho do prefeito Dutra e da secretária Núbia Feitosa. E tem sido muito bem aceito pelos alunos porque é o que melhor representa o mundo deles, de tecnologia, de jogos eletrônicos e afins. Em 2018 com certeza vamos ampliar o número de alunos beneficiados com as aulas de robótica em Paço do Lumiar”, afirmou o secretário de Educação Fábio Rondon.

FIQUE POR DENTRO

Robótica educacional ou robótica pedagógica caracteriza-se por ambientes de aprendizagem que reúnem materiais de sucata ou kits de montagem compostos por peças diversas, motores e sensores controláveis por computador e softwares que permitem programar de alguma forma o funcionamento dos modelos montados.

A robótica aumenta o interesse e a criatividade dos alunos, integrando diversas disciplinas e tem despertado a atenção de professores e alunos. Nesse tipo de atividade, o aluno vivencia na prática através da construção de maquetes e robôs controlados por computador, conceitos estudados em sala de aula.

Valoriza o trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário