terça-feira, 14 de novembro de 2017

Realizada aula inaugural da Uniti de Paço do Lumiar

Alegria e muita disposição para aprender. Este foi o clima dos mais de 30 alunos que participaram nesta segunda-feira (13) da aula inaugural da 1ª turma da Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti) de Paço do Lumiar. A aula foi realizada no Instituto de Educação Superior Franciscano (Iesf), no Maiobão.

A Uniti tem como principal objetivo dar oportunidade a pessoas a partir dos 60 anos de ingressar em diversos processos de formação continuada nas áreas física, mental e intelectual, oferecendo condições para o resgate da autoconfiança e da autoestima. É uma parceria entre a Prefeitura de Paço do Lumiar e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e tem a coordenação geral da professora Hortência Maciel Gago Araújo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no PrevPaço, na Av. 13 do Maiobão, ou no próprio Iesf.

Durante a primeira aula, de Gerontologia Social, o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PcdoB), deu boas-vindas aos mais novos estudantes luminenses e destacou a importância do momento. “Todos os alunos são exemplos de vida, cada um com suas experiências, histórias e lutas; em Paço do Lumiar nós reconhecemos isso e cuidamos dos nossos idosos. A Uniti é uma oportunidade de se iniciar uma nova jornada de conquistas e aprendizado. Nós estamos possibilitando aos nossos idosos o direito de continuarem estudando e se capacitando, para que se transformem em cidadãos úteis, ao invés de ficarem em casa adoecendo", afirmou o prefeito.

O superintendente do Instituto de Previdência Municipal de Paço do Lumiar (PrevPaço), Carlos Antônio Sousa, um dos incentivadores da Uniti em Paço e idealizador da aula inaugural, reforçou de que a Universidade da Terceira Idade é um programa valioso. "O aposentado não é um encostado. A ideia é mostrar que ele continua vivo, e esta é uma possibilidade concreta de dar continuidade a sua própria vida", destacou o superintendente.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) é um dos parceiros do projeto da Uniti, assim como a Secretaria de Administração e Finanças de Paço do Lumiar, por meio da secretária Núbia Feitosa.

RECOMEÇO

A Uniti é a prova de que a potencialidade humana não se esgota na terceira idade e, logo no primeiro dia de aula, alguns sonhos foram despertados. Foi o caso de dona Maria Dionísia, de 67 anos, ao afirmar que sempre quis estudar e que este é o primeiro passo para muitas outras conquistas. "Estou muito feliz com essa oportunidade, vou aproveitar cada minuto e, quando acabar o curso, já tenho planos de começar a estudar outra coisa, quem sabe até voltar a trabalhar, mas trabalhar para mim mesmo, eu sou capaz disso", ressaltou a aposentada.

O primeiro curso está dividido em 4 módulos: Saúde do Idoso, Psicologia, Cultura e Educação Física. Será realizado em nove meses, todos os dias da semana, no turno matutino (das 8h30 às 11h30).

Nesta primeira semana as aulas serão teóricas, no Iesf. A partir da próxima semana começarão as aulas práticas, no Sinproesemma, em São José de Ribamar. Para estas aulas será disponibilizado transporte particular aos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário