quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Prefeitura realiza ações nos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres estão sendo realizados em Paço do Lumiar com diversas atividades. A iniciativa é da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal Extraordinária de Políticas para as Mulheres de Paço do Lumiar (Semup).

Estão ocorrendo palestras, panfletagem, minicursos para promover a geração de renda e trabalhar a autonomia financeira das mulheres luminenses, entre outras atividades. Nesta quinta-feira, 30, será realizada panfletagem “Combate ao Feminicídio”, no Viva Maiobão, às 16h. a programação prosseguirá até o dia 11 de dezembro.

Desde o início da campanha em Paço, o secretário interino da Mulher, Nauber Braga, tem acompanhado de perto as atividades. “Fomos esta semana a escolas falar da necessidade de enfrentamento à violência contra a mulher e ao feminicídio. É uma mobilização que envolve toda a sociedade e vai render bons resultados”, afirmou o secretário Nauber.

O objetivo da campanha dos 16 Dias de Ativismo é informar, orientar e estimular a participação das mulheres nos debates sobre o tema “Combate e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres”, aplicabilidade da Lei Maria da Penha, direitos ao atendimento e acesso aos serviços especializados da rede de atendimento às mulheres vítimas de violência.

“Por meio das atividades desenvolvidas durante a campanha, é possível dar maior visibilidade ao problema da violência contra as mulheres”, afirma Loide Helena, da União Brasileira de Mulheres.

SAIBA MAIS

A campanha foi criada em 1991 por 23 feministas de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres, localizado nos Estados Unidos. Trata-se de uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação da violência e pela garantia dos direitos humanos das mulheres. Atualmente, as atividades acontecem em 159 países.

Internacionalmente, ela começa no dia 25 de novembro (Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres) e termina no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). No Brasil, a Campanha tem início no dia 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra) com o objetivo de destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário