quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Prefeitura leva obras e serviços de infraestrutura a diversos bairros da capital

Com investimentos em obras de drenagem, pavimentação e serviços de iluminação pública, a Prefeitura de São Luís tem avançado no trabalho de melhoria da infraestrutura urbana. As mudanças vêm sendo promovidas com serviços executados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), como o programa Asfalto na Rua, e por meio de parceria com o Governo do Estado com o programa Mais Asfalto. Os investimentos contemplam grandes áreas da cidade como a região Itaqui-Bacanga, Cidade Operária, São Cristovão e São Bernardo.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, afirma que o investimento em infraestrutura é uma das prioridades da gestão do prefeito Edivaldo. "Temos mais de 400 bairros na cidade e estamos trabalhando incessantemente, conforme orientação do prefeito Edivaldo, para levar mais mobilidade e qualidade de vida para o máximo de pessoas. Até o fim do ano, teremos mais de 100 km de ruas pavimentadas com o programa Asfalto na Rua. A intenção é priorizar bairros que se encontram em estado de vulnerabilidade por conta da falta de infraestrutura", afirma.

Para promover a mobilidade nessas áreas e dar condições de acesso aos sistemas de saúde e segurança aos bairros, o poder público municipal está executando a segunda etapa do Programa Asfalto na Rua, que tem beneficiado moradores de regiões como Anjo da Guarda, Gancharia, Residencial Paraíso, Parque Shalom, Cohaserma, Cohajap e o Renascença. "Muitas dessas vias, como as ruas Chile e Argentina no Anjo da Guarda, nunca haviam sido pavimentadas", acrescenta o secretário.

A Cidade Operária é outro bairro que recebeu pavimentação em várias ruas. Além da pavimentação, o poder público municipal investiu em obras de drenagem em bairros como Santa Clara e São Cristóvão. "Para executar um trabalho de qualidade precisamos observar o sistema de drenagem da área para dar sustentabilidade aos serviços de pavimentação. Nesse contexto, temos um planejamento para que o nosso cronograma de trabalho possa atender as demandas", explica Antonio Araújo.

Com o programa Mais Asfalto, em parceria com o Governo do Estado, outras vias vem sendo asfaltadas como a Avenida Guajajaras, a principal via de acesso do Cohatrac, a via principal de acesso ao Parque Pindorama, a Avenida São Marçal e outras ruas de bairros como João Paulo e Cidade Olímpica. Ainda em parceria com o governo do Estado através do Mais Asfalto foram pavimentadas várias vias da Cidade Operária como a avenida principal que vai até a Estrada da Mata, onde também está sendo executado o serviço de drenagem.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Os serviços da Prefeitura de São Luís em infraestrutura urbana incluem investimentos em iluminação pública. Desde o início da gestão, foram implantados mais de 11 mil novos pontos de iluminação com lâmpadas de vapor metálico (luz branca) e mais de quatro mil pontos de iluminação tipo LED. Até 2018, a proposta é trocar pontos de iluminação de vapor de sódio por lâmpadas de vapor metálico, mais eficientes.

"Isso significa que a cidade está ficando mais iluminada e mais segura. A ação promove a socialização dos moradores da comunidade, pois as pessoas se sentem mais seguras. Essa mudança de comportamento das comunidades é um dos maiores ganhos da política urbana do prefeito Edivaldo", concluiu Antonio Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário