quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Pindoba e Mojó recebem ações do Novembro Azul em Paço

No mês de mobilização para a prevenção de doenças masculinas, com ênfase para o câncer de próstata, os mitos que giram em torno dos exames e consultas foram explicados nesta terça-feira (14) a moradores da comunidade da Pindoba, em Paço do Lumiar, em ações que reforçam a importância da prevenção. A roda de conversa reuniu cerca de 10 homens com mais de 40 anos, além de agentes comunitários, servidores da Secretaria Municipal de Saúde e o prefeito Domingos Dutra (PCdoB), que ressaltou a importância do exame de próstata. À noite, os atendimentos ocorreram no Centro de Saúde de Mojó.

"O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte entre o público masculino depois do de pulmão. Para que tomem consciência da importância da prevenção, foi instituído o “Novembro Azul”, mês dedicado a falar sobre a doença e Paço do Lumiar tem intensificado a campanha, por entender a importância da orientação", ressaltou o prefeito.

Os participantes puderam acompanhar palestras sobre o câncer de próstata, câncer de pênis e câncer de boca. Além deste momento de orientação, o público-alvo da campanha também pôde contar com encaminhamentos para exames, com aferição de pressão arterial, além de testes de PSA, glicemia, colesterol, sífilis, hepatites C, B e HIV.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Eliseu Costa, até o fim de novembro, as Unidades Básicas de Saúde de Paço do Lumiar estarão funcionando de 18h às 20h, com atendimento exclusivo para homens. "As Unidades Básicas de Saúde do Município estarão funcionando até as 20h, mas o atendimento será voltado apenas para o público-alvo da campanha. A ideia desse tempo extra nas UBS é para que os homens não tenham mais desculpas para não cuidarem da saúde, já que muitos alegam falta de tempo e que chegam em casa tarde. Agora isso não será mais problema", destacou o secretário de Saúde de Paço do Lumiar.

Seu Antônio Carlos Pereira, 51 anos, morador da Pindoba, ficou atento a cada detalhe e afirmou que vai passar adiante o que aprendeu neste dia. "A partir do que eu aprendi hoje, vou conversar com meus amigos e vizinhos para a importância do cuidado que devemos ter conosco. Um dia como esse é muito importante para nós e para nossa valorização. Já estou saindo daqui sabendo como está meu colesterol, minha glicemia e vou sem falta ao urologista", afirmou Carlos Antônio.

Próximos atendimentos

No próximo dia 21, o atendimento especial do Novembro Azul será das 14h às 17h, no Centro de Saúde do Conjunto Roseana Sarney; no dia 22 (das 14h às 17h), na UBS do Residencial Pirâmide; no dia 23 (das 8h às 12h), no Centro de Saúde de Itapera; no dia 28 (8h às 12h), as atividades serão na sede da Semus/CSU Maiobão, e no dia 30 (das 14h às 17h), no Centro de Especialidades e Diagnóstico, na sede de Paço, encerrando a programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário