sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Neste sábado (14) Prefeitura de São Luís intensifica ações de limpeza no Residencial Pinheiros

Este vai ser mais um fim de semana em que a Prefeitura de São Luís vai intensificar as ações de limpeza na cidade, reforçando as atividades da coleta regular. Amanhã, equipes de limpeza urbana estarão no Residencial Pinheiros fazendo serviços de capina manual, roçagem mecanizada, varrição e pintura de meio-fio. A ação será realizada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana que também fará conscientização porta a porta, informando os moradores sobre o Ecoponto Residencial Esperança, vizinho ao bairro.

No dia 18 de setembro, o Prefeito Edivaldo entregou o Ecoponto Residencial Esperança, localizado na Rua Dr. Ribeiro, que faz fronteira com ruas do Residencial Pinheiros. A atividade, portanto, faz parte do cronograma de divulgação dos Ecopontos junto às comunidades.

"A política dos Ecopontos requer uma série de ações, entre as quais, de educação ambiental, então, vamos mobilizar um esforço operacional extra para melhorar a limpeza urbana na área e também informar que a região já conta com um equipamento público que fortalece as ações da Prefeitura na área", informou a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Estrela.

Durante o sábado (14), equipes de limpeza urbana percorrerão as ruas do bairro Residencial Pinheiros, executando serviços de capina manual, roçagem mecanizada, varrição e pintura de meio-fio. Também será feita a remoção mecanizada dos pontos de descarte irregular de resíduos com uso de equipamentos como poli guindaste, pá mecânica e caçambas trucadas.

DESCARTE IRREGULAR

O Residencial Pinheiros foi escolhido também porque apesar da instalação do Ecoponto, a região ainda tem pontos de descarte irregular de resíduos sólidos. É o caso da Rua 17, que é vizinha à Rua Dr. Ribeiro, onde está localizado o Ecoponto Residencial Esperança. Na via são descartados de forma irregular lixo eletrônico, embalagens plásticas e restos de construção civil. "Este problema será resolvido à medida que a população souber sobre o Ecoponto e começar a fazer o descarte de forma correta", destaca Carolina Estrela.

A ação conta com o apoio da Associação de Moradores do Residencial Pinheiros, que mobilizou a comunidade para que participem da atividade. "Quando a comunidade se engaja na limpeza urbana, o trabalho fica mais fácil. Nós estaremos lá com todo o aparato da limpeza urbana e a partir disso é a comunidade quem vai cuidar para que seja feito apenas o trabalho de manutenção que já fazemos constantemente sem que seja necessária uma ação deste porte para que a área fique sempre limpa", destaca Carolina Estrela.

Entre outras finalidades, a ação de limpeza tem ainda como objetivo contribuir para a proteção da saúde pública e da qualidade ambiental do Residencial Pinheiros; o descarte correto de pequenos volumes; a extinção dos lixões; além de estimular o reaproveitamento e a reciclagem de materiais descartáveis e propiciar à população um local específico para fazer a destinação do lixo reciclável acumulado em sua casa.

ECOPONTO
  
O Ecoponto Residencial Esperança foi o sétimo entregue pelo prefeito Edivaldo, atendendo à demanda dos bairros Vila Fialho, Cohama, Cantinho do Céu, Conjunto Manoel Beckman, Vila 07 de Setembro, Residencial Esperança, Vila Regina, Residencial Primavera Turu, Vila Cruzado, Vila União e Recanto Fialho, beneficiando 40 mil habitantes.

O local onde foi instalado o Ecoponto era uma área conhecida na região como ponto de descarte irregular de resíduos, o que comprometia a qualidade de vida dos moradores por causa da proliferação de diversos vetores transmissores de doenças.

Os Ecopontos são espaços disponibilizados à população para entrega voluntária de materiais descartáveis e inservíveis que não são recolhidos pela coleta convencional de lixo. O espaço recebe todo tipo de resíduos que não entram na coleta diária, como entulhos da construção civil, utensílios domésticos, móveis velhos, pneus e óleo de cozinha usado.

LOCALIZAÇÃO ECOPONTO RESIDENCIAL ESPERANÇA
Rua Dr Ribeiro, s/nº, Residencial Esperança

Nenhum comentário:

Postar um comentário