quinta-feira, 26 de outubro de 2017

MENINAS OCUPAM SECRETARIAS E PREFEITURA DE PAÇO

O município de Paço do Lumiar foi ocupado nesta terça-feira, 24, por adolescentes participantes da campanha “Por Ser Menina”, durante a ação Meninas Ocupam, desenvolvida pela ong Plan International. A ação, desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Paço do Lumiar, permitiu que cinco adolescentes de Paço do Lumiar ocupassem a Prefeitura e a secretarias de Administração, Educação, Saúde e Desenvolvimento Social.

O prefeito Domingos Dutra foi acompanhado nas atividades pela estudante Rayanna, a jovem escolhida para ser prefeita por um dia. "Todas as meninas devem ter seu direito à participação e este projeto é uma grande inovação. A minha responsabilidade enquanto prefeito é contribuir para que as políticas públicas para as mulheres possam ser consolidadas e que cheguem a todas, inclusive às nossas meninas luminenses. Nós acreditamos no protagonismo e empoderamento delas”, destacou o prefeito.

Para a secretária de Administração e Finanças e primeira-dama de Paço do Lumiar, Núbia Feitosa, dar poder e conhecimento a essas meninas é muito importante. “É um prazer participar da ação Meninas Ocupam, cujo grande objetivo é empoderá-las. Acredito que experiências como esta ajudam-nas a descobrirem suas potencialidades e a terem plena consciência de que podem aprender, liderar, decidir e progredir. Foi muito gratificante”, afirmou a secretária Núbia Feitosa, que foi acompanhada pela adolescente Haisny Silva, que ocupou a Semaf.

AGENDA CORRIDA

As outras meninas que ocuparam a gestão de Paço do Lumiar foram: Yasmin que ocupou a Secretaria de Desenvolvimento Social; Sueny da Luz, que ocupou a Secretaria de Educação, e Nailde que ocupou a Secretaria de Saúde.

Todas participaram de um acolhimento e da abertura no gabinete da Prefeitura e em seguida foram empossadas. Depois seguiram para cumprir as agendas das secretarias e do prefeito. Depois almoçaram e participaram da inauguração de uma quadra poliesportiva na comunidade de Cumbique.

 Ao final do dia, participaram de uma sessão especial na Câmara Municipal de Paço do Lumiar, onde fizeram uma avaliação do dia de atividades no município e sugeriram algumas melhorias diante do que foi observado. “Foi bom saber como o prefeito trabalha. Vi como ele não para cumprindo sua agenda e tentando resolver problemas. Só quem tem esta oportunidade de ficar do outro lado pode saber como nem tudo é tão fácil como se pensa”, afirmou Rayana, que acompanhou o prefeito Domingos Dutra.

Segundo a gerente da unidade de programas da Plan São Luís, Creuziane Barros, a ação é mais uma alternativa importante de inclusão e de empoderamento de jovens meninas. "As meninas gestoras por um dia fazem parte da campanha “Por ser menina‘’, também realizada pela Plan, que visa promover o potencial das meninas ao redor do mundo, pela garantia de seus direitos e para por fim à discriminação baseada em gênero”, explicou a gerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário